Como emitir 2via da conta de luz Copel pela internet gratuitamente – Tutorial completo

Para os moradores  do Paraná a segunda via da conta de luz pode ser retirada gratuitamente por meio do site. Essa prática deve acontecer principalmente quando a fatura é perdida ou caso não possua o boleto em mãos. A empresa responsável pela distribuição e tratamento energético na maior parte do estado é a Copel (Companhia Paranaense de Energia), no total são mais de 3,4 milhões de casa atendidas e cerca de 91 empresas.

Retirara a segunda via da conta da luz é simples, ao contrário do primeiro boleto esta não pode ser enviada por correspondência. Caso haja extravio ou não chega a primeira fatura será necessário ou recorrer ao atendimento online pago para que um atendente lhe envie por e-mail ou então acessar gratuitamente por meio da internet somente com a realização de cadastro no site da Copel. O que não dá para fazer é ficar em dívida com uma das maiores empresas do segmento energético.

No site você vai encontrar duas formas de emitir a segunda via do boleto gratuitamente. A primeira é para aqueles que já tem cadastro no site, outra é para quem nunca fez o cadastramento.  Veja aqui como proceder em cada um dos casos

Como emitir a segunda via da conta de luz Copel sem cadastro no site

  1. Acesse o canal de segunda via da Copel (http://www.copel.com/hpcopel/root/)
  2. Clique na opção Clique aqui que aparece bem abaixo do texto de Documento para pagamento sem senha
    como tirar segunda via conta de luz copel
  3. No campo abaixo você precisará informar algumas informações. Em primeiro lugar, clique na opção de CPF caso você seja uma pessoa físicacomo emitir segunda via da conta de luz copel passo a passo
  4. Digite seu CPF ou CNPJ caso pessoa jurídica, número predial (se houver) e os caracteres de confirmação
  5. Clique em Enviar. Você será redirecionado
  6. Se for uma pessoa física você precisará informar o nome da sua mãe ou data de nascimento do titular da conta. Caso seja uma pessoa jurídica informe a data de constituição

Caso você não saiba informar um desses documentos será necessário consultar em uma conta de luz antiga. Caso você não possua uma será preciso consultar o serviço online, também chamado de “agência online” disponível na página inicial  do site da copel. Veja como localizar a sua unidade consumidora na conta de luz:

Retirar segunda via da conta de luz. Passo a passo completo gratuito

Como emitir a segunda via da conta de luz para quem já tem cadastro

  1. Acesse a página de 2via da fatura da conta de luz da Copel (http://www.copel.com/hpcopel/root/)
  2. Clique na opção de emissão com cadastro como indica a imagem
    Retirar segunda via da conta de luz. Passo a passo completo gratuito
  3. Informe a sua unidade consumidora, escolha o tipo de documeno e informe o n° do documento conforme solicitado
    Retirar segunda via da conta de luz. Passo a passo completo gratuito
  4. Clique em Entrar
  5. Você será redirecionado para o campo com a sua segunda via da conta

Se você não sabe informar algum desses dados entre em contato com a Copel por meio da central de atendimento no número 0800 51 00 119.

Caso você more de aluguel e não saiba informar os dados do proprietário da  residência será preciso pedir os dados cadastrais ou CPF para aquele que te alugou a casa ou então consultar os dados que estão presentes na conta de uma conta original de luz antiga. Sem essas informações não é possível tirar a segunda via do documento pela internet gratuitamente.

Como e onde pagar a segunda via da conta de luz da Copel

Agora que você já aprendeu a emitir a segunda via da fatura da Copel basta imprimi o boleto para pagar em qualquer rede credenciada o que inclui casas lotéricas, agências de qualquer banco e até alguns mercados de bairro e bancas. Pesquisa a unidade mais próxima de você. Também é possível anotar o número do boleto e pagar por meio do internet banking da sua conta corrente.

Manter a sua conta paga em dia é essencial para que você não tenha cortes de energia na sua residência e também para que a companhia possa continuar a distribuir luz para todas as outras regiões de forma regular.

conta-deluz-copelO que acontece não pagar a fatura? Estou sujeito ao corte de luz?

Caso você deixe a sua fatura vencer  ou então pague após a data de vencimento você  não pode ter sua luz cortada. De acordo com as atuais regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de dezembro de 2014 os inadimplentes de contas recentes. O pagador tem até 90 dias para que o cliente efetue o pagamento. Caso isso não ocorra a Copel precisa enviar um aviso com 15 dias de antecedência sobre o corte.

Caso passe três meses de uma conta de luz vencida o sujeito não pode mais desligar a luz da residência somente cobrar juros ou colocar o nome da pessoa no Serasa (punição administrativa ou jurídica).

Além disso, todo dia que se passa após o vencimento da data de pagamento é cobrado juros sobre o valor da conta de luz.

Caso a pessoa não possua condições de pagar a fatura é possível consultar na agência virtual da Copel as instruções de parcelamento. A forma mais fácil de realizar essa operação é ligando para o canal de atendimento 0800 51 00 119 ou presencialmente na sede da Copel em Curitiba localizado na rua Coronel Dulcídio, 800 no Batel. Não é possível tirar a segunda via de contas parceladas pela internet, elas costumam chegar por e-mail.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...