Todos os anos os brasileiros devem disponibilizar boa parte de seu dinheiro conquistado com muito suor para pagar o governo e seus milhares de impostos cobrados. Um dos mais conhecidos pelos moradores do Brasil é o IPTU, que sua sigla significa Imposto Predial e Territorial Urbano, exclusivo para pessoas que possuem um imóvel.
Ele é cobrado pelo valor do domínio útil, pelo poder de posse de determinado imóvel, além de ter como base de cálculo o valor venal. Ele existe principalmente em imóveis que contenham no mínimo, dois dos itens citados abaixo:
- Meio fio, calçadas com canalização de água pluvial;
- Abastecimento de água;
- Sistema de esgoto de sanitários;
- Escola primária ou postos de saúde com no máximo 3 km do imóvel em questão;
- Iluminação pública com posto e distribuição familiar.
Veja aqui como conseguir tirar a sua segunda via do IPTU dentro da cidade de Porto Alegre, como conseguir realizar esse procedimento pela internet rapidamente, sem ter que sair de casa e ainda quitar suas contas.
Como tirar minha segunda via do IPTU de Porto Alegre?
Para conseguir tirar a sua segunda via do IPTU de Porto Alegre rapidamente, veja como funciona esse processo abaixo:
- Acesse o site oficial da Prefeitura de Porto Alegre, que é: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/;
- Clique na opção de “Secretarias” e então se dirija até “Fazenda”, clique nessa opção;

- Role a página até chegar na opção “IPTU”, passe o mouse em “O tributo” e então clique em “Pagamento”;

- Nessa nova opção clique em “Clique aqui” logo na opção do IPTU 2017;

- Na próxima página você deve escolher a opção 1 caso saiba qual o seu número de inscrição, ou tenha a guia impressa em mãos. Já na segunda opção é caso você não tenha acesso a essa informação, nesse caso você vai precisar do seu número de CPF/CNPJ, número do endereço e então o número da unidade, clique em “Não sou um robô” e vá para buscar.

Dessa maneira você consegue realizar o pagamento fácil do seu IPTU dentro da cidade de Porto Alegre. É sua obrigação como cidadão arcar com o pagamento dos impostos referentes à sua moradia, fique atento para não perder a data de pagamento.
Caso isso aconteça, fique sabendo que taxas e multas serão adicionados ao valor total do pagamento, elas podem variar por cerca de 2% da alíquota até mesmo 10% para cada mês atrasado.
O IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano: um tributo a ser pago anualmente por todos os cidadãos brasileiros que possuem uma propriedade urbana, ou seja, se você tem uma casa ou um apartamento em Porto Alegre, por exemplo, é obrigação sua quitar esse débito. O carnê do IPTU é encaminhado diretamente para sua residência. Porém, pode surgir situações que a data de vencimento está chegando e você não o recebeu ou deixou passar o prazo e agora precisa de uma solução. É fácil: é só solicitar a 2 via IPTU Porto Alegre! 2 via IPTU Porto Alegre Tanto para casos de atrasos no pagamento ou mesmo a necessidade de solicitar uma 2 via IPTU Porto Alegre por atrasos na entrega pelos Correios, você pode seguir o tutorial abaixo que mostra, de forma muito simples, como emitir a guia e evitar problemas futuros. Acesse o site da Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre, através do link a seguir: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smf/, Role o cursor do mouse até visualizar uma lista vertical à esquerda da tela. Nela, há várias opções de serviços. Do seu interesse, passe o cursor sobre “IPTU” e, ao surgir uma nova lista de opções, selecione “Guia de pagamentos de débitos”, Na nova tela, você poderá emitir a guia de pagamento da 2 via IPTU Porto Alegre. Se você tem em mãos o número de inscrição do imobiliário, você precisará clicar no ícone verde “Emitir guia”. Já se você não tem em mãos este número, preencha os campos existentes abaixo: CNPJ/CPF, o número do endereço da propriedade e a unidade (se for em casos de apartamentos ou quando existir). Após, marque a opção ao lado de “Não sou um robô” e clique em “Buscar”. Emita a 2 via IPTU Porto Alegre e pague logo para evitar maior acúmulo de multas e juros (se for o caso de atrasos) ou mesmo para garantir que suas obrigações como cidadão estão em dia! Sobre o IPTU O IPTU é um imposto de caráter social e fiscal. De acordo com a Constituição Federal, a arrecadação do IPTU é extremamente útil e justa para ser investida em projetos municipais, ou seja, você – ao pagar em dia e de forma correta – garante que sua cidade terá benefícios, especialmente estruturais, em diversas áreas e projetos. Por isso, você pode notar que algumas obras estarão sendo iniciadas graças ao valor gerado pela cobrança do IPTU, tanto na área da saúde como em educação, mobilidade, saneamento, assistência social, entre várias outras. O desenvolvimento urbano, portanto, é a razão principal da existência do IPTU. Agora, se você não pagar este imposto, acredite: haverá consequências. Quer saber quais são? Veja só: O seu nome ficará inscrito na dívida pública do município até acontecer a quitação do IPTU, O pagamento terá incidência de multas e juros altos, e Dependendo o caso, você pode ter o seu imóvel confiscado. Para evitar isso, pague em cota única ou em parcelas o valor do IPTU e pratique um ato de cidadania.