Mais um dos impostos em que é necessário pagar todo início do ano, o IPTU, ou como é seu nome por extenso: Imposto Predial e Territorial Urbano, é referente a uma propriedade imobiliária urbana, ou seja, se você possui um apartamento, alguma salão comercial, uma casa, sobrado ou qualquer terreno ou imóvel dentro de uma região urbanizada, é necessário arcar com esse imposto também.
O imposto existe para conseguir arrecadar dinheiro para o governo e também como um meio de controlar o preço das propriedades existentes em determinado local.
Como conseguir tirar a segunda via IPTU Curitiba?
Quer conseguir tirar a sua segunda via do IPTU dentro da cidade de Curitiba porém não está conseguindo? Veja aqui como realizar esse procedimento rapidamente pela internet, sem ter que sair de casa e de maneira fácil e rápida.
Siga os passos abaixo que estão explicados nesse tutorial:
- Acesse o site oficial da Prefeitura de Curitiba, que é: http://www.curitiba.pr.gov.br/;
- Vá até a opção em verde limão do lado direito da página “Serviços para o cidadão”, clique nela;

- Logo na parte esquerda superior, você verá um setor de “Serviços mais acessados”, a primeira opção é a que você procura “Iptu – Segunda via”, clique ali;

- Clique novamente na opção de “Segunda via – Iptu” que aparece em verde logo abaixo da página;

- Na nova página que irá se abrir, você precisa preencher com seus dados pessoais requisitados, entre eles:
Inscrição imobiliária, indicação fiscal, data de vencimento. Então selecione a opção “carnê” ou “DAM”.

Pronto, dessa maneira você já vai conseguir obter a sua segunda via do IPTU da cidade de Curitiba. Lembre-se que caso ele esteja em atraso, será necessário arcar com as multas e taxas acrescidas no valor final do boleto.
Lembre-se do seu dever como cidadão de arcar com o pagamento dos impostos necessário e contribua para o crescimento do seu estado.
Entre tantos impostos obrigatórios para os brasileiros, um de suma importância para a comodidade dos cidadãos – sendo constituído como função social, ao mesmo tempo que fiscal – é o IPTU. O Imposto Predial e Territorial Urbano deve ser pago anualmente. Basicamente, o carnê é enviado diretamente para a residência de todas as pessoas que possuem alguma propriedade em imóvel. Se, no seu caso curitibano, ainda não recebeu o carnê ou mesmo o perdeu, a Prefeitura de Curitiba oferece a emissão da 2 via IPTU Curitiba. Você pode consegui-la sem complicações no conforto da sua casa através da internet. 2 via IPTU Curitiba Para ter em mãos a 2 via IPTU Curitiba é simples. Basta seguir os seguintes passos: Acesse o site oficial da Prefeitura de Curitiba: www.curitiba.pr.gov.br, No menu principal, acesse “Cidadão” – o mesmo pode ser feito através do quadro em verde “Serviços para o cidadão”, Na página seguinte, no “Serviços mais acessados”, clique em “IPTU – Segunda Via”, Em seguida, clique em “Segunda Via – IPTU” destacado em verde, A nova aba que será inicializada fornecerá as orientações e os espaços para que você digite algumas informações. Você pode selecionar entre digitar a Inscrição Imobiliária ou a Indicação Fiscal. A data de vencimento já aparecerá, mas ela vale somente para emitir o DAM (Documento de Arrecadação Municipal). Após a digitação, clique em “Carnê”. Pronto, você será redirecionado e poderá emitir a segunda via do IPTU.Até o vencimento do carnê, você poderá pagar em qualquer banco conveniado (a lista dos conveniados estarão listados no boleto) ou de forma online através da instituição bancária qual você tem a sua conta. Penalidades no não pagamento do IPTU O IPTU é um imposto municipal, e por isso, é cobrado pela Prefeitura. O valor arrecadado é diretamente encaminhado aos cofres do município para que sejam utilizados: Custear despesas administrativas, Realizar investimentos em obras de infraestrutura da cidade, Realizar investimentos em serviços essenciais, como, por exemplo, na segurança, saúde e educação. Isso não quer dizer que outras áreas não serão beneficiadas. Até mesmo o trânsito pode receber melhorias! Tudo depende dos planos políticos da Prefeitura e, claro, as prioridades e necessidades. O IPTU serve ainda para incentivar um melhor cuidado dos imóveis urbanos. Saiba que o não pagamento do IPTU pode trazer complicações. O atraso deixa o proprietário de imóveis sujeito a: Pagamento da taxa do IPTU com multas e juros, Estar com o nome em débito na dívida ativa da cidade. Se o débito não for quitado você corre o risco de ser despejado da sua residência e ter o seu bem confiscado! Por isso, se emitir a 2 via IPTU Curitiba, lembre-se que você pode pagar em cota única – recebendo um desconto de 10% no valor final do pagamento – ou ainda em seis vezes, sem descontos e sem juros.