Renavam Detran PR 2018 – Consulta por Placa (nada consta, débitos)

Todo mundo tem o RG e o CPF como documento de identificação, não é mesmo? E você sabia que o seu veículo também possui um documento parecido? É o RENAVAM — Registro Nacional de Veículo. Ele permite saber todo o histórico do veículo, desde sua fabricação até o final de sua vida útil. Essas informações ficam e posse do DENATRAN, que envia para o DETRAN de seu estado.

Entenda melhor o que é o RENAVAM 2018, descubra como consultá-lo e saiba mais sobre o DETRAN PR:

O que é o RENAVAM

O Registro Nacional de Veículo funciona como o documento de identificação do seu carro. Através dele você saberá todo o seu histórico: características originais, multas antigas, mudança de proprietário, se ele já foi batido, apreendido e tudo o mais que pode acontecer com o veículo.

O número possui 11 dígitos, sendo que 9 representam o estado em que ele foi cadastrado. O RENAVAM é único e o seu número é intransferível, ou seja, mesmo que o carro mude de dono, o Registro Nacional de Veículo continua possuindo o mesmo número.

Você encontra o número do seu RENAVAM impresso na parte superior do seu CRLV — Certificado de Licenciamento do Veículo.

Como consultar o RENAVAM 2018

Através do RENAVAM você saberá toda a história do seu carro, o que é ótimo se o seu veículo for semi-novo. Mas é através dele que você também pode consultar o IPVA, multas e conseguir as devidas vias para quitar os pagamentos.

Você já sabe que quem possui todos os registros é o DENATRAN, que é o Departamento Nacional de Trânsito. Esse órgão cuida de todas as informações do trânsito do Brasil. O DETRAN, Departamento Estadual de Trânsito, cuida de cada estado. Ou seja, o DETRAN PR é responsável apenas pelo estado do Paraná.

Se você reside no Paraná e seu carro também é registrado lá, você pode consultar, pelo RENAVAM 2018, todas as suas informações no DETRAN PR. E para facilitar a sua vida, você nem precisa sair de casa, já que poderá fazer essa consulta online.

  1. Acesse o site do DETRAN PR — detran.pr.gov.br
  2. Na tela inicial, na coluna “Consultas”, clique na segunda opção: “Extrato de débitos”
  3. Abrirá a página de “Consulta Consolidada do Veículo”
  4. Digite o RENAVAM, o conteúdo da imagem de controle e clique em “Pesquisar”

Se você seguiu esse passo a passo, em sua tela estará aparecendo todos os débitos existentes de seu veículo. Você poderá ver se existe pendências no licenciamento, IPVA, DPVAT e outras. Para mais consultas, você terá que digitar o ano. Assim, poderá ver também quanto precisará pagar.

Quando preciso usar o RENAVAM

O RENAVAM é o documento que acompanha o veículo por toda sua vida, não importa pelo o que ele passe ou quantas vezes ele mude de proprietário. É preciso consultá-lo em vários momentos, como por exemplo, quando for comprar um carro usado.

Não é só quando vai comprar ou vender um carro que ele deve ser utilizado. É importante que você sempre verifique a situação dos débitos de seu veículo através desse código. Faça consultas periódicas no DETRAN PR usando o seu RENAVAM 2018.

Fique atento as possíveis multas que você possa ter tomado, principalmente se o veículo é de uso comum a outras pessoas.

Detran PR e o RENAVAM 2018

No site oficial do DETRAN PR (www.detran.pr.gov.br) você pode realizar outros servos usando o número do RENAVAM 2018.

Na coluna “Serviços” você tem opções como “Pagamento do IPVA”, “Pagamento do DPVAT”, “Pagamento do Licenciamento”, “Recursos Online”, “Agendamento de Exames” entre outros serviços que podem ser realizados online.

Já na coluna “Consultas” é possível consultar os débitos, envio do licenciamento (CRLV) e da CNH, pontuação, recursos de multa, extrato de multas pagas entre outras consultas que você precise fazer.

E o melhor de tudo, é fazer tudo isso sem sair do conforto de sua casa. Basta ter em mãos os documentos do seu veículo e o número do código RENAVAM 2018.

Lembre-se: consulte sempre a situação do seu veículo e dirija de acordo com as leis de trânsito. Isso te poupará de muitas dores de cabeça, multas e até mesmo de acidentes.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *