Renavam Detran ES 2019 – Como Consultar?

Renavam é o acrônimo de Registro Nacional de Veículos Automotores, uma forma de identificação do seu automóvel – muito parecido com o número de nossa identidade: algo totalmente único, insubstituível e inalterável.

Graças ao Renavam, você pode visualizar todos os dados de seu veículo – estas informações estão cadastradas nos sistemas de todos os Detran do Brasil. Por isso, no Detran do Espírito Santo, isso não é diferente. Obter o Renavam é ter certeza que cumpriu com todas as obrigações que a lei impõe.

Conheça mais sobre o Renavam, como é feito o pagamento para ter esse dado importante, como emitir 2ª via de boleto e outras informações.

Como obter?

Por ser uma espécie de banco de dados que permite que o motorista visualize a movimentação do automóvel (isto é, desde as primeiras informações originais do veículo fornecidas pelo fabricante ou importador até o dia em que ele não terá mais condições de rodar), o Renavam se torna um código fundamental e obrigatório.

Obrigatório porque ele está presente justamente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, o CRLV. Este documento é atualizado anualmente e deve estar junto com o carro sempre.

Para ver o seu código Renavam, pegue o CRLV e observe a parte esquerda do documento, em “Cód. Renavam”.

Como o Renavam ES está associado com o CRLV, é o pagamento deste documento que você deve respeitar. Muitas vezes somente chamado de licenciamento, o CRLV garante que você está trafegando com seu veículo conforme as leis de trânsito.

Para pagar e continuar em dia com suas obrigações, lembre-se das datas anuais do IPVA (pois geralmente este imposto é cobrado juntamente com o licenciamento para gerar o novo CRLV). Bancos que são conveniados com o Detran ES são as melhores opções de locais para pagamento.

Como consultar?

O pagamento para o Renavam Detran ES 2019 ainda não começou, mas você pode sempre estar de olho no calendário de licenciamento no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo: https://detran.es.gov.br/.

O Detran ES é a instituição que possui jurisdição sobre o estado do Espírito Santo, por isso é somente através daquele site que você pode garantir informações seguras e corretas sobre a situação do seu veículo, ok?

Portanto, siga estes passos abaixo para consultar seu Renavam e todas as informações do seu automóvel:

  1. Acesse o site: https://detran.es.gov.br/,
  2. Na página inicial do site do Detran ES, você deve clicar em “Veículos”, localizado no menu lateral à esquerda,
  3. Depois, na nova tela, em “Serviços Online”, clique em “Consulta de Veículos”,
  4. Na aba que irá carregar, você precisará digitar duas informações: a placa de seu veículo e o código Renavam (por isso mantenha o CRLV em mãos).

renavam ES

renavam ES

renavam ES

Digite os caracteres de segurança e clique em “Ok”.

Ali, você tem acesso a vários dados interessantes de seu veículo, principalmente se ele já possuiu outros donos antes, como o nome dos proprietários anteriores, mudanças de endereço existentes (se for interestadual, somente), mudanças de características realizadas no veículo, emplacamento, entre outros.

Dessa maneira, o Renavam é fundamental para quem quer comprar um carro usado, pois antes de fechar o negócio é recomendado que se consulte se há valores acumulados de multas ou outros problemas com o automóvel. A transferência de propriedade só será permitida quando houver quitação de todos os débitos.

Posteriormente, você pode aproveitar o acesso para checar se há pendências em termos de multas ou débitos de impostos. Lembre-se que caso isso existir, emita os boletos e faça o pagamento o mais breve possível.

2ª via boleto

Para estar em dia com o seu licenciamento e ter sempre o CRLV atualizado todos os anos, você deve seguir o calendário de pagamento de licenciamento e IPVA do ano vigente.

Em geral, o carnê de pagamento vai para o endereço que você tem cadastrado no sistema, entretanto se você o perdeu e precisa muito de uma nova via, é possível fazer esta tarefa também através do site oficial do Detran ES.

Veja só como é simples:

  1. Na página em que você clicou em “Veículos”, justamente em “Serviços Online”, existe outra opção: “Emissão de boleto licenciamento”.

Clique ali.

  1. Na nova aba, será igualmente solicitada a digitação da placa e do código Renavam do seu veículo.

Digite os caracteres da imagem e clique em “Ok”.

Assim, você consegue imprimir o boleto do licenciamento e garantir a entrega do CRLV do ano. Se você possui multas pendentes, é necessário quitá-las antes de fazer esse procedimento, pois você ainda vai ser considerado inadimplente.

O calendário de pagamento de licenciamento e IPVA de 2019 poderá ser visto no site do Detran ES, contudo para 2019 ainda não foi lançado. Você pode analisar as datas de 2018 para saber como serão os períodos para o ano que vem e já se preparar para essas responsabilidades.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *