Licenciamento Detran RO – 2019

O licenciamento é um processo realizado anualmente por qualquer proprietário de veículo automotor, com a finalidade de comprovar que o automóvel está em condições ideais para circular, preservando o ambiente e segurança do motorista, seus passageiros e pedestres.

Licenciamento RO

Em Rondônia, este processo é plenamente realizado pelo Detran RO, órgão responsável por receber taxas inerentes ao serviço e emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), documento que comprova que o licenciamento foi feito.

Quem não faz o licenciamento enfrenta diversas dificuldades junto ao Detran RO. Confira, a seguir, quais são elas, além de outras informações sobre pagamento, consulta de situação e como fazer esse processo.

O que acontece ao não fazer o licenciamento 2019?

O licenciamento é um procedimento anual e deve ser realizado dentro do prazo definido pelo Detran RO. O órgão libera, todo ano, um calendário que considera o número final da placa do veículo como prazo para o licenciamento.

O calendário de licenciamento Detran RO 2019 pode ser verificado na página oficial do órgão, no link https://www.detran.ro.gov.br/calendario-licenciamento/. Fique de olho nas datas e procure cumpri-las, para evitar complicações.

Entre os principais problemas que o motorista de um veículo não licenciado pode enfrentar estão a autuação por autoridades de trânsito com uma infração gravíssima, o que corresponde à perda de sete pontos na carteira e pagamento de multa elevada.

Além disso, o veículo automotor pode ser apreendido e para reavê-lo é preciso passar por um longo processo burocrático, com pagamento de outras taxas, o que pode ser mais caro do que tirar o licenciamento normalmente.

Quer evitar tudo isso? Faça o procedimento dentro do prazo definido pelo Detran RO, para ter o CRLV atualizado e apresentá-lo sempre que solicitado pelas autoridades de trânsito.

Como fazer o licenciamento Detran RO 2019

O processo de licenciamento RO 2019 é simples de ser realizado. O proprietário do veículo deve pagar a taxa obrigatória do serviço e se dirigir a um posto de atendimento do Detran no estado para emissão do CRLV.

Aqui há uma pegadinha: o licenciamento só será realizado e o documento emitido se não existir dívida alguma associada ao veículo. Portanto, antes de iniciar o processo, verifique se há alguma dívida pertinente ao automóvel e providencie a regularização dessas pendências.

Depois da emissão do CRLV, o documento pode ser encaminhado pelos Correios ao endereço cadastrado no Detran RO ou então retirado em um dos pontos de atendimento do órgão.

Como consultar a situação do veículo

Quer consultar a situação do veículo antes de começar o processo de licenciamento, para verificar se existe alguma pendência? Isto pode ser feito com total praticidade pela internet, no site do Detran RO. Veja um passo a passo para efetuar a consulta:

  1. Acesse https://www.detran.ro.gov.br/;
  2. Role a página, identifique e clique na opção “Veículos – emita online multas, taxas de documentação, IPVA, pendências de documentação e situação atual de um veículo”;

Licenciamento RO

  1. Informe a placa e Renavam (informação disponível no CRLV) ou CPF do proprietário do veículo;
  2. Selecione “Não sou um robô”, para autenticar seu acesso;
  3. Clique em Consultar.

Licenciamento RO

A página seguinte trará informações sobre eventuais pendências associadas ao veículo, além de outros dados cadastrais inerentes ao automóvel, permitindo solucionar pendências com facilidade.

Como emitir boleto e 2ª via do licenciamento RO 2019

O procedimento de emissão do boleto ou sua segunda via é semelhante ao de consulta de pendências do automóvel. Para efetuá-lo, basta seguir essas recomendações:

  1. Acesse https://consulta.detran.ro.gov.br/CentralDeConsultasInternet/Software/ViewConsultaVeiculos.aspx;
  2. Informe placa e Renavam do veículo;
  3. Selecione “Não sou um robô”;
  4. Clique em Consultar;
  5. Identifique e clique na opção de licenciamento;
  6. Selecione a emissão do boleto.

Como pagar o licenciamento Detran RO 2019

O pagamento da taxa de licenciamento deve ser feito junto aos bancos ou pontos credenciados, como casas lotéricas. Caso prefira ter mais comodidade, o boleto pode ser quitado via internet banking da instituição financeira em que possui conta, utilizando apenas o código de barras do documento.

Pontos de atendimento do Detran RO

O licenciamento deve ser feito em um posto de atendimento do Detran RO. Não sabe onde como encontrar um? Sem problemas, separamos os dois principais endereços no estado:

  1. Porto Velho – Zona Leste

Endereço: Avenida Mamoré, 3333 – Bairro Lagoinha

Telefone: (69) 3214-8186

  1. Porto Velho – Zona Sul

Endereço: Avenida Rua Cravo da Índia, 2638 – Bairro Cohab

Telefone: (69) 3227-5656


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *