Consulte Licenciamento Detran PR – 2019

O licenciamento nada mais é que a renovação anual da documentação de um veículo, com a finalidade de comprovar que ele está apto para circular respeitando o meio ambiente e preservando a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.

Todo o processo de licenciamento no estado do Paraná é feito pelo Detran PR, que recolhe taxas inerentes a esse serviço e participa da emissão do CRLV, ou seja, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, documento de uso obrigatório.

O licenciamento deve ser realizado anualmente, dentro o prazo estabelecido pelo Detran PR. Caso o motorista seja flagrado dirigindo um veículo não licenciado, ele será automaticamente autuado pelas autoridades de trânsito com uma infração gravíssima.

Na prática, isso significa que o motorista receberá uma multa elevada, perderá sete pontos na carteira de habilitação e ainda poderá ter seu automóvel apreendido pelas autoridades.

Quer se livrar desses problemas? Então, não deixe para fazer o licenciamento depois! Além disso, aprenda a consultar a situação do veículo, para verificar se essa renovação documental foi efetivamente realizada.

A seguir, confira informações importantes para licenciar seu veículo no Detran PR, obter o CRLV e verificar a situação do automóvel, tudo de maneira descomplicada.

Como fazer o licenciamento Detran PR

O licenciamento acontece, de modo geral, no segundo semestre do ano, contando com calendário próprio de renovação. Para saber quando efetuar esse processo, acesse o site oficial do Detran PR, em www.detran.pr.gov.br, no menu Veículo – Licenciamento Anual.

Todo ano, o órgão responsável pelo trânsito libera um calendário de licenciamento, que deve ser seguido à risca pelos donos dos automóveis, para manter a documentação em dia.

No período estabelecido pelo Detran PR, basta emitir e efetuar o pagamento da guia de licenciamento, procedimentos que podem ser feitos por meio dos seguintes canais:

  • Aplicativo do Detran PR, disponível gratuitamente para iOS e Android;
  • Site do órgão, em detran.pr.gov.br;
  • Totens de autoatendimento em postos do Detran PR;
  • Bancos arrecadadores, como o SICREDI, BANCOOB e Banco do Brasil (opção disponível para correntistas e não correntistas).

É importante ressaltar que o licenciamento e emissão do CRLV só serão efetivados após a regularização de débitos ligados ao veículo. Portanto, se houver IPVA ou multas em aberto, o licenciamento só será realizado após a quitação dessas dívidas.

Quando o CRLV é emitido e enviado?

Depois de pagar a taxa de licenciamento, o dono do veículo receberá o CRLV no endereço registrado em seu cadastro. Por isso, é importante manter essa informação atualizada no Detran, para garantir que documento será efetivamente entregue. Confira, no site do órgão, como atualizar seu endereço: http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=veiculo&id=194.

Quer saber qual é a situação do seu automóvel, se foi realmente licenciado ou se existem pendências associadas a ele? É possível verificar essas informações online, diretamente no site do Detran PR, é só seguir este passo a passo:

  • Acesse http://www.detran.pr.gov.br/;
  • No menu superior, clique em Veículos;
  • Em Seu Veículo, clique em Extrato de Débitos;
  • Informe o Renavam do veículo;
  • Digite, no campo indicado, o conteúdo da imagem de controle;
  • Clique em Pesquisar.

Um relatório consolidado sobre a situação do veículo será exibido. Nele, haverá informações sobre pendência de licenciamento, bem como sobre débitos existentes (multas e impostos).

Caso alguma irregularidade seja apontada, procure solucioná-la o mais rápido possível, seja efetuando o pagamento de taxas ou realizando procedimentos no Detran PR, para não ter problemas com o órgão.

Emissão de 2ª via de boleto de licenciamento

Se precisar da segunda via da guia de licenciamento, é possível obtê-la rapidamente e em casa. Os principais canais para isso são do aplicativo gratuito Detran PR e o site oficial do órgão.

Outra opção é utilizar o site de bancos arrecadadores associados ao Detran, como o Banco do Brasil. Obtenha mais informações sobre como isso é possível no site do órgão, em http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=veiculo&id=38.

Caso prefira, dá para emitir a segunda via do boleto de licenciamento em um dos totens de autoatendimento disponíveis em postos do Detran PR. Inclusive, o pagamento pode ser feito no local, utilizando cartão de débito de qualquer banco, menos do que tenha bandeira Elo.

Pagando a guia em dia, basta aguardar o encaminhamento do CRLV pelos Correios, o que é feito em poucos dias úteis após a identificação da quitação pelos sistemas do Detran.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *