Licenciamento Detran DF – 2019

O licenciamento Detran DF – 2019 é uma taxa obrigatória para todos os proprietários de veículos terrestres, é uma forma de legalizar a circulação dos mesmos em todo o território nacional, caso o pagamento não ocorra, existem riscos do veículo ser apreendido, aplicação de multa e retirada de 7 pontos na carteira do motorista.

A importância do pagamento do licenciamento vai muito além da taxa, pois é necessário que todas as pendências do veículo sejam quitadas para conseguir licenciá-lo. Um exemplo disso, são as multas, Dpvat e o IPVA que de vem ser regularizadas para obter o certificado de regularidade do automóvel.

Todos os anos, o licenciamento Detran DF é cobrado, cada estado possui suas regras para o recebimento do tributo. As informações podem ser consultadas em um posto do Departamento de Trânsito do Estado ou através da internet.

Licenciamento Detran DF – 2019 – Como consultar?

Algumas pessoas preferem contratar a assessoria de um despachante para consultar todos os débitos e fazer o licenciamento do veículo. Todavia, é perfeitamente possível fazer isso sem intermediários. Para isso, siga as instruções abaixo:

1- Abra o site do DETRAN DF

detran site

2- Informe os dados solicitados na Tela ( placa do veículo e Renavam) e clique em ” consultar”.

3- Ao carregar a página, todos os débitos do veículo, bem como a taxa de licenciamento Detran DF – 2019 serão informadas.

O proprietário do automóvel é orientado a pagar a taxa conforme o final da sua placa, é de extrema importância que esse tributo seja regularizado no período indicado, pois dessa forma, os documentos do veículo são renovados e podem circular normalmente por todo o País.

Tabela de cobrança do licenciamento Detran DF – 2019

O mês obrigatório deve fazer parte do calendário anual do motorista, é quando ele deve pagar todos os tributos devidos referente ao veículo para regularizar toda a situação por mais 1 ano.

Confira, quais sãos meses para cada final de placa:

Automóveis em geral ( exceto caminhões):

Final de placa   Mês obrigatório
1             Abril
2             Maio
3            Junho
4            Julho
5 e 6            Agosto
7            Setembro
8            Outubro
9            Novembro
0            Dezembro

Caminhões:

Final de placa    Mês obrigatório
1 e 2           Setembro
3, 4 e 5            Outubro
6, 7 e 8          Novembro
9 e 0          Dezembro

Todos os veículos pagam um valor único, portanto, não varia de acordo com o modelo e ano do automóvel,  gira em torno de R$ 88,00, mas é importante salientar que a taxa sofre reajustes todos os anos.

Como emitir a 2ª via do boleto do Licenciamento Detran DF – 2019?

Por se tratar de um valor considerado plausível, não é permitido parcelar o licenciamento, deve ser pago à vista.

O pagamento da taxa é muito simples, o proprietário pode se dirigir até um dos bancos conveniados com o Renavam e realizar o procedimento.

No entanto, é importante consultar se o veículo não tem débitos de multas e IPVA para serem regularizados, caso contrário, não receberão o CRLV em casa, pois o licenciamento não é possível nesses casos.

Para consultar, clique aqui.

Os bancos conveniados são: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco Itaú, Citibank, Banco Mercantil, Banco Cooperativo do Brasil, Santander, Bradesco, Correios e Lotéricas e Banco de Brasília.

De maneira geral, todos os proprietários de veículos recebem no endereço de casa a guia de pagamento do licenciamento Detran DF 2019.

Caso isso não acontecer, basta comparecer em uma dessas agências conveniadas com documento pessoal e dados do veículo. Se preferir, pode usar os caixas eletrônicos ou o internet banking, caso tiver conta em um desses bancos.

De acordo com Código Brasileiro de Trânsito, dirigir um veículo que não está com o licenciamento em dia é infração gravíssima.  A multa pode chegar a R$ 293,00, sendo que passa por reajuste anual, custam 7 pontos na carteira do motorista e a remoção imediata do veículo, caso for parado em blitz policiais.

Para os motoristas que possuem muitas pendências de multas, IPVA atrasado e desejam licenciar o veículo, uma saída é procurar assessoria de um despachante, alguns oferecem oportunidade de parcelamento da dívida, entretanto, eles cobram taxas de intermediação.

 

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *