Licenciamento Detran CE – 2019

O licenciamento é uma taxa que deve ser paga todos os anos pelos proprietários de veículos, sem esse procedimento, a documentação do carro não fica regularizada para rodar pelo estado do Ceará e demais partes do Brasil.

Muitos donos de veículos esquecem de pagar essa taxa obrigatória para o licenciamento, como consequência disso, podem ser parados em uma blitz policial e ter o carro apreendido.

A taxa de licenciamento Detran CE 2019 é um valor relativamente baixo, geralmente, é menos do que R$ 100,00. Deve ser paga conforme o final da placa, quando isso ocorre, o documento do veículo é trocado pelo renovado com validade por  mais 1 ano.

Licenciamento Ceará

Como consultar o Licenciamento Detran CE – 2019?

O site do Detran do Estado do Ceará traz todas as informações importantes sobre o licenciamento para o proprietário de veículos manter a sua documentação em ordem. Para isso, basta seguir o seguinte procedimento:

1- Acesse o site do Detran (http://portal.detran.ce.gov.br/;

2- Na Aba esquerda na guia “Acesso a Informação”, clique em “Licenciamento“;

3- Note que essa página tem muitas perguntas e respostas de possíveis dúvidas que o proprietário de veículo possa ter;

4- Clique em “Como fazer” e leia todas as instruções que basicamente se resumem em informar que o boleto para pagamento chegará no endereço do motorista, caso isso não acontecer até o 20º dia do mês do licenciamento, é necessário comparecer em posto do Detran.

Caso receber a guia, é preciso pagar em um agência bancária, lotérica, correios ou até mesmo internet banking, e depois, o proprietário deve aguardar o documento que o Detran vai enviar em sua residência.

O documento deve chegar em um prazo rápido, mas se passar dos 60 dias após o pagamento da guia e não receber, o proprietário do veículo deve procurar o Detran para reclamar.

Os postos de Atendimento do DETRAN-CE ficam na Messejana, São Gerardo, Shopping do Automóvel e Aldeota.

Lembrando que o proprietário que deseja fazer o procedimento de licenciamento através do despachante não precisa aguardar a guia para pagamento chegar em casa, pois os profissionais  tem acesso ao documento. Geralmente, nesse caso, é mais rápido, pois é paga uma taxa de intermediação.

Detran CE

Calendário do licenciamento Detran CE – 2019

É através da determinação do calendário que indica o mês que cada proprietário de veículo deve fazer o licenciamento. A indicação é feita através do final da placa, segue:

  • Placa final 1 – mês de Março;
  • Placa final 2 – mês de Abril;
  • Placa final 3 – mês de Maio;
  • Placa final 4 – mês de Junho;
  • Placa final 5 – mês de Julho;
  • Placa final 6 – mês de Agosto;
  • Placa final 7 – mês de Setembro;
  • Placa final 8 – mês de Outubro;
  • Placa final 9 – mês de Novembro;
  • Placa final 0 – mês de Março Dezembro.

As datas de vencimento geralmente são antes do dia 15 de cada mês, por isso, é importante se atentar.

É  preciso lembrar que para conseguir fazer o licenciamento do veículo, não basta pagar somente a respectiva taxa, é necessário colocar em ordem todas as dívidas com multas do último ano ( se isso ainda não foi feito) e estar com o IPVA e Dpvat em dia.

Caso contrário, o veículo ficará em desacordo com a lei, e se parado em uma blitz policial, ficará apreendido.

Proprietários de veículos registrados na capital do CE podem  fazer o parcelamento de dívidas de multas de trânsito através do cartão de crédito. Já nas rodovias estaduais, essa medida não foi aprovada.

Como o licenciamento de veículo é uma medida obrigatória, o proprietário que possui débitos que impedem de realizá-lo, deve procurar um posto do Detran para viabilizar a melhor saída.

Lembrando que somente após a quitação da taxa de licenciamento, o proprietário de veículo recebe o Certificado de Registro, o documento que deve acompanhar o veículo e o condutor em qualquer lugar.

Não corra o risco de ter o veículo apreendido, para liberá-lo depois, somente com todas as dívidas quitadas e ainda o proprietário precisa pagar todas as despesas do reboque e das diárias enquanto ele não for retirado dessa condição. Custa mais caro do que manter o licenciamento em dia.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *