Licenciamento Detran BA – 2019

O licenciamento é um processo de renovação de documento de um veículo automotor, tendo como objetivo provar que ele está em condições de circular preservando o meio ambiente e a segurança do motorista, passageiros e pedestres.

No estado da Bahia, o licenciamento é feito pelo Detran BA, que é responsável por recolher taxas do serviço e emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Trata-se de um documento que comprova o licenciamento e deve ser portado pelo motorista, sempre.

Sabe pouco sobre o licenciamento para veículos da Bahia? Preparamos um guia completo com informações sobre esse processo, como realizá-lo, consultar situação, emitir guias de pagamento e o que acontece se ele não for realizado. Confira!

O que acontece se o licenciamento não for feito

O licenciamento deve ser realizado anualmente e dentro do prazo definido pelo Detran BA. Se o motorista for pego dirigindo um veículo não licenciado, ele é autuado por autoridades de trânsito com uma infração gravíssima, a mais alta entre as categorias existentes.

O motorista será obrigado a pagar uma multa alta e ainda perderá sete pontos em sua carteira de habilitação. Também existe o risco de o veículo em questão ser apreendido, o que exige um gasto extra para recuperá-lo.

A melhor forma de evitar esses problemas é fazer o licenciamento quando estipulado pelo Detran BA e ter consigo o CRLV sempre, para apresentá-lo quando solicitado.

Como fazer o licenciamento Detran BA

O licenciamento no estado da Bahia tem um calendário próprio, que é estabelecido de acordo com o final da placa do veículo. Esse calendário pode ser acessado diretamente no site oficial do Detran BA (http://www.detran.ba.gov.br/).

No período indicado pelo órgão, o proprietário deve pagar a taxa inerente ao serviço e iniciar o processo de licenciamento. O CRLV será emitido e encaminhado dias depois para o dono do veículo.

Ao iniciar o licenciamento, será possível notar que o Detran BA disponibiliza duas formas de realizar esse processo. Uma delas é diretamente em bancos arrecadadores, como o Bradesco e Banco do Brasil.

Neste caso, basta informar o Renavam do veículo em um canal de atendimento dos bancos (agências, internet banking e fone-fácil) e efetuar o pagamento da taxa de licenciamento (disponível somente para correntistas).

Outra forma de realizar o licenciamento é utilizar a área de serviços do site do Detran BA, seguindo as recomendações dadas abaixo para finalizar todo o processo com sucesso:

licenciamento BA

  • Informe o Renavam do veículo;
  • Selecione “Não sou um robô”, para autenticar o acesso;
  • Clique em pesquisar.

licenciamento BA

A carta de licenciamento do veículo será exibida, trazendo valores que o proprietário precisa pagar para finalizar o procedimento e receber o CRLV em casa ou retirá-lo no posto de atendimento do Detran BA.

Um detalhe importante: independentemente da forma escolhida para fazer o licenciamento, este processo só será realizado se não houver dívida alguma associada ao veículo, como IPVA e multas em aberto. Portanto, procure quitar essas pendências e depois realizar o licenciamento.

Como é feito o pagamento do licenciamento

O pagamento do licenciamento é feito diretamente num dos bancos arrecadadores (Bradesco ou Banco do Brasil). Para quem é correntista do Banco do Brasil, inclusive, é possível parcelar taxas, como a do licenciamento.

Se emitir o boleto de licenciamento, ele poderá ser pago via internet banking, em qualquer agência bancária e demais postos credenciados, desde que esteja dentro do prazo de vencimento.

Como consultar licenciamento?

Consultar o licenciamento e demais débitos inerentes ao veículo é essencial para tratar rapidamente problemas e evitar complicações com o Detran BA. Mas, afinal, como consultar a situação e verificar se há problemas? Simples:

licenciamento BA

Eventuais pendências associadas ao veículo serão exibidas, especialmente débitos e se o licenciamento foi ou não realizado. Se houver débitos, procure regularizá-los o mais rápido possível, o que ajudará a evitar complicações com o Detran.

Como emitir a 2ª via do boleto de licenciamento

Perdeu o boleto do licenciamento? É possível emitir uma segunda via de duas formas: diretamente no site dos bancos arrecadadores, no caso de correntistas, e no site do Detran BA (http://www.detran.ba.gov.br/servicos/veiculos/licenciamento), no menu de Serviço Online.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *