Jovem Aprendiz RJ 2019 – Como se candidatar?

O Jovem Aprendiz RJ 2019 é um projeto do Governo Federal que tem por objetivo, gerar oportunidades para jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos, essa faixa etária, não se aplica em deficientes físicos, pois para eles não tem limite de idade máxima.

Através dessa ideia, os jovens que ainda estão estudando no ensino médio e que precisam ajudar na complementação da renda da família,  podem ter uma oportunidade de trabalhar em empresas parceiras do projeto.

Jovem Aprendiz

Pode ser uma grande chance para quem procura uma oportunidade de vencer na vida e se inserir no mercado de trabalho, uma vez que boa parte desses adolescentes e jovens são efetivados nas empresas após o vencimento do contrato de estágio.

A lei foi aprovada no ano 2000, mas, só foi regulamentada em 2005, ela determina que toda a empresa de médio e grande porte, deve ter em seu quadro de funcionários cerca de 5 a 15% de jovem aprendiz.

O foco é facilitar o ingresso do jovem no mercado de trabalho sem prejudicar o andamento dos estudos.

Como funciona o Jovem Aprendiz RJ 2019?

Ninguém nasce com experiência em nenhuma atividade, todavia, o mercado exige na hora de procurar um emprego.

É justamente por isso, que o jovem aprendiz é um dos melhores projetos para que o estudante consiga se inserir no mercado de trabalho sem nenhuma experiência. É claro que os salários iniciais servem apena como ajuda de custo, no entanto, é uma oportunidade de adquirir experiência e conseguir uma vaga efetiva.

Além de fazer parte do ambiente corporativo da empresa, o jovem possui alguns benefícios como:

  • Direito ao Vale Transporte;
  • Vale Refeição;
  • Salário de acordo com as horas trabalhadas;
  • FGTS;
  • Contrato de Trabalho com carteira assinada;
  • Algumas empresas ainda oferecem: Curso de Capacitação Profissional, plano de saúde e plano odontológico.

No final do contrato, muitas empresas oferecem a oportunidade de efetivação ao jovem, dependendo da necessidade de contratação e também do desempenho do profissional durante o processo de aprendizado.

Como se cadastrar?

A lei exige que o candidato tenha entre 14 e 24 anos, que esteja matriculado no ensino médio em escolas da rede pública ou particular, desde que tenha bolsa estudantil.

É necessário que o jovem tenha de 4 a 6 horas do seu dia disponíveis e não pode ter outro registro na carteira de trabalho. A preferência, sempre será para jovens de baixa renda.

Para se cadastrar, basta seguir as orientações abaixo:

1- Acesse o Portal da Rio Vagas;

2- Logo que abrir o site, vai perceber inúmeras ofertas de vagas para o Jovem Aprendiz;

3- Clique em cima e leia com atenção todas as especificações do cargo e as exigências do contratante;

4- Caso você se encaixar, clique em ” Quero me Candidatar a essa Vaga”;

5- Preencha todos os dados solicitados e clique em ” Enviar”;

6- Agora, é só aguardar, caso a empresa se interessar pelo seu currículo, entrará em contato para agendar uma entrevista.

Outros sites que também possuem vagas para o Jovem Aprendiz, são eles:

Nenhuma dessas plataformas citadas cobram taxas, o cadastro é totalmente gratuito.

Além disso, o jovem também tem a liberdade de se informar na própria empresa que tem interesse em trabalhar, se existe o programa, ele mesmo pode se cadastrar diretamente no RH da empresa.

Quais são as vagas abertas para o Jovem Aprendiz 2019?

Inúmeras empresas são parceiras do projeto, inclusive grandes potencias como a AMBEV, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander, Banco do Brasil, Boticário, Correios, Renner, Leroy Merlin, entre outras.

Portanto, as funções ofertadas são bastante vastas como:

  • Auxiliar Operacional;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Auxiliar de Produção;
  • Auxiliar de TI;
  • Auxiliar de Atendimento;
  • Auxiliar Contábil.

A maioria das oportunidades do Jovem Aprendiz RJ 2019 são para ” auxiliar”, pois visam exclusivamente e ” aprendizagem” de uma pessoa que não possui nenhuma experiência.

Contudo, é fato que mais de 60% dos jovens que participam do Programa são efetivados pelas empresas pelo qual são contratados. Isso demonstra o quanto o projeto é eficaz e pode representar muito na vida do jovem no presente e principalmente, no futuro.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *