IPVA Detran PE 2019 – Consulta, 2ª via do boleto, Valores e Como pagar

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é uma taxação obrigatória de todos os estados brasileiros. Em 2019 ainda não há previsões para alterações do valor total do imposto. Quem precisa retirar a segunda via do boleto pode acessar o documento pelo site oficial do departamento estadual de trânsito de Pernambuco (Detran/PE).

Abaixo segue o passo a passo de como consultar a situação do veículo no Detran PE e retirar a segunda via do boleto devidamente atualizada.

Consulta IPVA Detran PE 2019 – 2ª via do boleto

  1. Acesse o site oficial do Detran PE (http://www.detran.pe.gov.br/);
  2. No menu lateral esquerdo na busca que informa “Consulta por placa” informe a placa e clique em “ok”;
    IPVA Detran PE Consulta
  3. Uma nova página será aberta com as informações relacionadas ao imposto do veículo. Também será mostrado os boletos pendentes. Basta clicar sobre eles para conseguir salvar em formato PDF ou anotar a linha numérica para conseguir pagar via internet banking.

Valor do IPVA Pernambuco

Em 2018 houve a redução de 3% do valor do IPVA, de acordo com o secretário da Secretaria da Fazenda em nota publicada no Diário Oficial da União,o acontecimento se dá por conta da desvalorização geral do mercado de usados, o que interfere na Tabela FIPE.

A Tabela FIPE é aquela que determina o preço de cada automóvel por meio da análise de todas as variáveis (cor, marca, ano, modelo, etc). Atualizações do valor do IPVA de Pernambuco em 2019 devem ser divulgadas até janeiro do mesmo ano.

Por enquanto as alíquotas estão fixadas em:

  • 1,25% para veículos terrestres;
  • 1,24% para ônibus, caminhões e veículos de carga ou passageiros;
  • 2% para veículos aéreos e aquáticos;
  • 2,5% para caminhonetes e furgões com motor de até 100 HP de potência bruta;
  • 2,5% para motocicletas, ciclomotores e similares com motor de até 180 cm3 de cilindrada.

Para calcular o IPVA do seu veículo basta dividir o valor do veículo conforme a tabela FIPE pela porcentagem da alíquota para o seu tipo de automóvel. O resultado será o total de imposto a ser pago.

Tabela IPVA Detran PE 2019

Tabela de pagamento IPVA Detran PE

O pagamento anual não muda faz alguns anos. É de praxe que o fim da placa veicular seja  referente ao primeiro mês de pagamento do IPVA. Ou seja, se a placa do automóvel termina em 1, a primeira parcela será cobrada em janeiro. Se for dois, em fevereiro – e assim sucessivamente. O modelo serve para todos os estados brasileiros, com inclusão do IPVA Detran PE.

Abaixo, segue a tabela oficial de pagamento:

IPVA atrasado – o que fazer?

Quem está com o IPVA atrasado fica sujeito a cobrança de multas de até 0,30% ao mês somado a juros de mora. Depois de algum tempo de inadimplência é fixado 20% de cobrança de juros sobre o imposto.

O principal agravante para quem não pagar o IPVA Detran PE 2019 em dia é que ficará com o licenciamento bloqueado. Ou seja, quando chegar o dia de pagar a parcela referente ao licenciamento anual obrigatório não conseguirá retirar – e assim o documento do automóvel ficará desatualizado.

Se pego numa blitz com o documento em atraso o veículo será apreendido no pátio do Detran PE 2019.  De lá só conseguirá sair mediante o pagamento de todas as dívidas atreladas ao automóvel (inclusive possíveis multas), além do custo das diárias referentes a todos os dias em que ficou sob apreensão.

Como pagar

Há previsão de desconto de até 7% para os proprietários que pagarem em parcela única o valor total do imposto até a data de vencimento da primeira parcela.

O imposto pode ser parcelado em até três vezes ou pago em parcela única. O pagamento pode ser feito via internet banking ou presencialmente nas agências do Bradesco ou Sicoob.

Veículos Isentos

São isentos do pagamento, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito, todos aqueles que se encaixam na seguinte categoria:

  • Veículos pertencentes ao Estado;
  • Veículos com mais de 15 anos de fabricação;
  • Veículos pertencentes a portadores de deficiência;
  • Veículos com motor com potência inferior a 25 HP.

Para que serve o IPVA?

O IPVA é um imposto obrigatório cobrado em todos os estados do Brasil que serve para aumentar os recursos dos cofres públicos. Quem determinará como será gasto é a Secretaria da Fazenda do Estado, no caso, a Sefaz-PE. O Detran só faz o processo de fiscalização e cobrança.

Metade dos recursos devem ser destinados ao próprio estado e o restante para o município em que o dinheiro foi recolhido.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *