IPVA Detran PB – 2019

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é anual e obrigatórios para os proprietários de qualquer tipo de veículo, seja carro ou moto. O IPVA PB 2019 será cobrado logo no início do próximo ano, como de costume.

O imposto deverá ser pago ao Estado onde o carro está regulamentado. Ou seja, quem mora na Paraíba deverá pagar o seu IPVA para o Detran PB. O mesmo acontece com os outros estados.

Entenda como funciona o IPVA Detran PB 2019, veja como funciona e saiba como solicitar a 2ª via para pagamento:

O que é o IPVA PB 2019

O pagamento desse imposto é obrigatório, somente com a quitação do IPVA o motorista poderá realizar a renovação do licenciamento do veículo. Caso o IPVA não seja pago, o automóvel poderá ser apreendido e, além do imposto, será necessário pagar multa e os dias que o carro ficar no pátio. Além de perder pontos na carteira de habilitação.

O valor arrecadado pelo IPVA é dividido entre o Estado a que ele pertence e o município onde está registrado. Ele pode ser utilizado da maneira que o governo desejar, pois não tem  uma aplicação pré-estabelecida. Ou seja, a cidade ou o estado não é precisam necessariamente usar esse dinheiro para cuidar das ruas e estradas, por exemplo. Ele pode ser aplicado em escolas, hospitais e outros.

Como consultar IPVA PB 2019

É possível consultar o IPVA do veículo sem sair de casa através da internet, se possível, usando um notebook ou computador ao invés do celular.

Com alguns passos simples, o motorista poderá saber qual a situação do veículo e do IPVA, como por exemplo o valor que deverá ser pago e o vencimento.

Para consultar acesse o site da Receita Federal através do www.receita.pb.gov.br. Na página inicial, procure no menu lateral a opção “IPVA” e clique.

Abrirá uma tela com todas as informações de acesso possíveis. Procure por “Consultar Débitos” e clique.

Consulta IPVA

Para poder fazer a consulta o motorista deverá ter em mãos:

  • O número do CPF ou CNPJ do proprietário do veículo;
  • O número da placa;
  • O número do Renavam.

Digite todos esses dados nos campos indicados e clique em “Consultar”. Na próxima tela constará todos os débitos do veículo, incluindo o IPVA PB 2019.

Consulta IPVA

Como emitir 2ª via de boleto IPVA

A 2ª via do boleto do IPVA PB 2019 poderá ser encontrada acessando as informações, como ensinadas no tópico acima.

Vale frisar que esse imposto pode ser pago de duas maneiras: cota única ou parceladamente. Note que os dias de vencimento são diferentes para cada caso, portanto é essencial conferir o calendário de pagamento do IPVA 2019.

Para quem optar em pagar uma cota única, poderá ter um desconto no imposto. Seja em uma única parcela ou parcelado, o IPVA PB pode ser pago nas principais agências bancárias, como o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú.

O imposto pode ser pago no caixa eletrônico ou utilizando o Internet Banking de um dos bancos acima.

IPVA atrasado, o que fazer?

Quando não há o pagamento do IPVA, o nome do motorista entrará na lista da dívida ativa e o carro estará irregular. Dessa forma, o veículo estará impossibilitado de circular na cidade e nas estradas.

A falta de pagamento também atrapalha nos casos de venda do veículo, pois não é possível transferir o automóvel para outra pessoa com dívidas. Além do mais, o comprador terá que assumi-las.

Para regularizar a dívida e o estado do carro, basta o motorista acessar o site da Receita Federal, como mencionado acima, para solicitar os boletos. É possível pagar a dívida em uma única cota ou parcelada.

Nos casos de IPVA PB atrasado, além do valor do imposto o motorista deverá pagar os juros. A princípio podem ser baixos, no entanto podem chegar até 20% ou mais do valor devido. Lembre-se: se o veículo for pego rodando irregular, poderá ser apreendido, aumentando o valor que deverá ser pago para regularizar a situação.

Fique atento as datas de pagamento do IPVA PB 2019 e evite dores de cabeça!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *