IPVA Detran PA 2019 – Como Consultar?

O IPVA Detran PA – 2019 é um tributo estadual cobrado de proprietários de veículos automotores anualmente. Todos os anos, as pessoas que possuem qualquer tipo de veículo deve efetuar o pagamento do imposto, seja à vista com desconto ou parcelado.

Cada estado é responsável pela cobrança do imposto dos veículos registrado na região, do total arrecadado, 50% vai para o Governo do Estado e os outros 50% para o município. A cobrança do IPVA é realizada com base no valor do veículo, mais precisamente, uma variação de 1 a 4% do valor do bem, vai depender de cada estado.

A desvalorização do veículo também é levada em conta. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o dinheiro do IPVA não é destinado somente para benfeitorias nas estradas, mas sim, gastos com saúde, educação, saneamento e segurança.

IPVA Detran PA – 2019 – Como Consultar?

Todo o processo de consulta pode ser feito online, de forma rápida e fácil, siga as instruções abaixo e obtenha todas as informações.

1- Acesse o site da Sefa do Pará;

sefa paraná

2- Digite o número de Renavam e clique em ” confirmar”;

3- Pronto. Todos os dados do IPVA do seu veículo aparecerão na tela, bem como outras informações necessárias;

Como emitir a 2º via do boleto do IPVA Detran PA – 2019?

Se você é um contribuinte do estado do Pará, certamente vai receber o boleto do IPVA Detran PA 2019 em sua residência. O fato é que as pessoas que optam em pagar todo o tributo em uma única parcela, recebem um desconto que podem variar de 3 a 5%.

Entretanto, muitos cidadãos preferem pagar parcelado em até 3 vezes.

O pagamento do boleto recebido em casa pode ser feito em qualquer agência bancária ou lotéricas. Além disso, tem os canais do banco na internet que nem precisam de boletos, uma vez que o próprio sistema do banco faz uma busca dos veículos em seu CPF e disponibilizam as possibilidades de pagamento online.

Caso você não tenha como pagar o seu IPVA online e não recebeu o boleto em casa, então, à seguir, confira as dicas para imprimir a 2º via do boleto do IPVA Detran PA- 2019:

1- Realize todo o processo de consulta do IPVA no site da SEFA;

2- Espere carregar a página e clique na opção ” Imprimir guia de pagamento”;

É simples e cômodo. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, no atendimento ou caixas eletrônicos, além de lotéricas e agência dos correios.

O que acontece se o IPVA não for pago?

O pagamento desse tributo não é uma escolha é um dever de todo o cidadão que possui um veículo. Aqueles que não respeitam o prazo de pagamento poderão sofrer a incidência de multas e também juros sobre o valor devido.

As pessoas que se recusam a pagar o imposto ou postergam demais, podem ter o nome inscrito na dívida ativa na Secretaria da Fazenda do Estado, isso pode ocasionar grandes problemas para solicitação de empréstimos e concessão de créditos no comércio e nas instituições bancárias, uma vez que o nome ficará ” sujo”.

Outro grande problema, é que o veículo fica com restrições documentais, em caso de venda, certamente será difícil concretizar o negócio, já que o futuro comprador terá que assumir os valores devidos. O fato é que a dívida vira uma bola de neve.

Com relação aos juros cobrados pelo não pagamento do IPVA, os valores podem chegar até 20% ou até mais do valor do imposto inicialmente. É difícil prever um montante exato, pois cada estado é o responsável por aplicar uma porcentagem.

Na melhor das hipóteses, é sempre indicado pagar o IPVA Detran PA 2019 em dia, os valores corretos estão sempre expostos no site do Detran e SEFAZ do estado. As consequências do atraso ou adiamento do pagamento podem trazer algumas dores de cabeça que não valem a pena.

Manter o veículo regular e com toda a documentação legalizada é a melhor alternativa para evitar o desgaste e o pagamento de multas e juros exorbitantes. Além disso, mantém bem longe as situações desagradáveis como restrições do nome, não poder licenciar o veículo e em caso de blitz, ter o bem apreendido.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *