IPVA Detran MT 2019 – Como consultar?

Você sabia que o IPVA substituiu a Taxa Rodoviária Única (TRU) em 1985? A sigla hoje confere o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é uma arrecadação realizada pelo Estado, isto é, pelos governos municipal, estadual e federal.

Nesse caso, você consegue entender que o IPVA é um tributo que incide sobre a posse de um veículo. Por isso, qualquer pessoa que possua um veículo automotor (como carro, moto, caminhão, ônibus, etc.) deve pagar o imposto, pois ele é obrigatório!

Entenda mais sobre o IPVA e como se dá os seguintes assuntos relacionados a ele no Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran MT) 2019:

  • Seu pagamento;
  • Consulta de situação de pagamento;
  • Emissão de 2ª via.

Entre outras informações!

IPVA Detran MT 2019: como é feito o pagamento?

A arrecadação do IPVA tem como finalidade o custeio dos gastos públicos de diversas áreas, incluindo a segurança, o transporte, a educação e a saúde. É claro que esse dinheiro também é muito bem-vindo para investir em obras públicas, como no caso de conservação e construção de estradas.

O montante total do IPVA do Estado de Minas Gerais, por exemplo, é dividido da seguinte forma: 50% é destinado ao Estado e os outros 50% ao município em que seu veículo estiver licenciado, inscrito ou matriculado (emplacado).

Por curiosidade, o pagamento desse imposto não dá qualquer garantia a você, contribuinte, para que ele seja utilizado na melhoria de algo específico e que afete diretamente sua vida. Cada estado e seus municípios determinam como o valor será utilizado.

O pagamento do IPVA é feito juntamente com o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). Você recebe um carnê com algumas facilidades quando for decidir a forma de pagamento IPVA Detran MT:

  • Cota única que oferece desconto de 5% (até tal data definida);
  • Cota única que oferece desconto de 3% (até tal data definida);
  • Cota única, mas sem desconto (até tal data definida);
  • Divisão do valor em até 3 cotas (parcelas) com determinação de datas.

O período do IPVA Detran MT 2019 ainda não foi divulgado, porém você pode conferir no site oficial do Detran do Mato Grosso quais foram as datas de 2018 para ter uma ideia de como funcionará para o próximo ano!

Consultar IPVA Detran MT 2019

Você tem uma opção muito bacana por meio do site do Detran MT que é justamente de visualizar se o pagamento do seu IPVA foi feito com sucesso. Essa é uma atitude imprescindível quando você tem dúvidas de que tenha quitado todas as suas obrigações anuais ou mesmo para garantir que o pagamento entrou corretamente.

Portanto, veja como é fácil consultar a situação do IPVA Detran MT 2019:

site detran mt

  1. Acesse o site oficial do Detran MT: https://www.detran.mt.gov.br/;
  2. Você não precisa fazer absolutamente mais nada: na tela inicial, você tem dois quadros simples – um que diz “Consulte sua Habilitação” e outro que é “Consulte seu Veículo”.

Dê atenção ao segundo quadro: “Consulte seu Veículo”.

  1. Digite a placa e o código Renavam do seu automóvel;
  2. Clique em “Consultar”.

Pronto, a partir daí você tem a oportunidade de visualizar vários dados do seu carro, inclusive se há pendências de pagamento, tanto do IPVA como de multas, por exemplo.

2ª via IPVA Detran MT 2019

E se acontecer de você perder o carnê de pagamento do IPVA ou mesmo acabar esquecendo a data de vencimento? Você pode simplesmente emitir uma 2ª via!

Esse é outro serviço que o Detran MT oferece para seus cidadãos para facilitar ainda mais a vida tão corrida e estressante que se leva. É claro que o ideal é nunca atrasar seus pagamentos, afinal há risco de cobrança de multas, ok?

Confira os passos para emitir uma 2ª via do IPVA Detran MT 2019:

  1. Acesse o site oficial do Detran MT: https://www.detran.mt.gov.br/;
  2. Logo na página inicial, você encontra alguns ícones com os serviços mais procurados e importantes do órgão.

Entre eles, está o “IPVA”. Clique nele.

  1. Na nova tela, você logo percebe que deverá clicar onde é apontado (“Clique aqui” para…) para emitir a guia de pagamento do IPVA.

Note que abaixo há a tabela de vencimento do IPVA do ano passado (2018), caso queira observar as datas.

  1. Você será direcionado para o site da Secretaria de Estado de Fazendo do Mato Grosso (Sefaz MT), devendo clicar em “Emissão de guia de pagamento” para continuar”,
  2. Na nova aba, preenche os dados solicitados: chassi do seu veículo ou o Renavam (escolha qual a melhor informação) e o código da imagem ao lado;
  3. Clique em “Consultar” e pronto.

Você poderá imprimir a nova guia de pagamento e poderá usá-la em bancos e casas lotéricas mais próximas de você. Cuidado com o prazo de vencimento novamente, se não será necessária a emissão de uma guia de pagamento (com mais cobrança de multa e estando sujeito a apreensão do seu veículo), está bem?


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *