IPVA Detran GO 2019 – Consulta 2ª via do boleto, tabela e valores: como pagar?

O Imposto sob Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do estado do Goiás é um imposto obrigatório. Em 2019, as taxas passam a ser cobradas a partir de janeiro de acordo com o número final da placa veicular.

A diferença é que a partir de 2018 a justiça proibiu que o estado apreenda veículos que estejam com o débito atrasado, de forma que a punição para o atraso é somente juros e bloqueio do licenciamento anual, cobrado geralmente de dois a três meses após o vencimento da última parcela do IPVA.

Consulta IPVA Detran GO 2019

Se você quer saber qual é a situação do seu veículo basta acessar o site do Departamento de Trânsito de Goiás:

  1. Acesse o site oficial do Detran GO (https://www.detran.go.gov.br/psw/#/)
  2. No menu lateral esquerdo clique em “Veículos” e logo depois em “Consulte seus débitos”;Consulta IPVA Detran GO 2019
  3. Clique no quadrado ao lado de “Li e concordo” e depois em “Confirmar”
    Consulta IPVA Detran GO 2019
  4. Digite a placa e Renavam do seu veículo e clique no quadro ao lado de “Não sou um robô”;
  5. Clique em “Consultar”;
    2 via boleto IPVA Detran GO
  6. Você será informado de todos os seus débitos. Clique sobre o boleto do IPVA se for o caso.

2ª via de boleto IPVA 2019

Caso não tenha recebido a guia de pagamento ou o seu boleto do IPVA GO 2019 está atrasado e você quer atualizar o boleto basta seguir o passo a passo abaixo para retirar o documento do site oficial do Detran:

  1. Acesse o site oficial do Detran GO (https://www.detran.go.gov.br);
  2. No menu lateral esquerdo clique em “Boletos” e logo após em Licenciamento/IPVA/Multas;
    2 via boleto IPVA Detran GO
  3. Clique em “Li e concordo” e logo após no botão de confirmar;
    Consulta IPVA Detran GO 2019
  4. Informe a Placa e Renavam do seu veículo e clique em Confirmar;
    2 via boleto IPVA Detran GO
  5. Pronto, você poderá acessar todos os boletos tanto de forma parcelada como o boleto de parcela única. Ao clicar sobre ele será gerado devidamente atualizado com juros pronto para o pagamento (no caso de estar com pagamento atrasado).

 IPVA atrasado – Juros

Quem não pagar o IPVA em dia fica sujeito a cobrança de multas de até 0,30% do mês sobre o valor de cada parcela além do juros de mora. Depois de um determinado tempo se fixa a cobrança única de 20% sobre o valor do imposto.

Até 2018, também ficava sujeito a apreensão aqueles que fossem pegos na blitze sem ter quitado o imposto obrigatório. No entanto, a justiça soltou uma limitar que suspende este tipo de punição. Desde então, fica somente com o licenciamento bloqueado – este sim, se não for pago e atualizado poderá acarretar na apreensão do veículo.

Uma vez que o veículo foi apreendido só sairá do pátio do Detran GO depois de ter todos os débitos quitados (inclusive possíveis multas e afins) somado com a estadia de cada valor em que o veículo ficou aprisionado.

Valor

O valor do IPVA de todos os estados é calculado com base na Tabela FIPE, instituição que organiza os valores dos veículos com base em todas as variáveis (cor, ano, modelo, etc). Ela serve de base para a Sefaz GO determinar quanto será a cobrança afim de arrecadar o valor condizente com as necessidades administrativas da autarquia.

Em 2019 prevê-se cobrança de:

  • Automóveis – 3,6% da tabela FIPE;
  • Caminhonetes e utilitários – 3,82% da tabela FIPE;
  • Caminhões – 6,69% da tabela FIPE;
  • Ônibus e micro-ônibus – 4,89% da tabela FIPE;
  • Motos e similares – 2,33% da tabela FIPE;
  • Motorhome – 4,41% da tabela FIPE.

Quem pagar em parcela única dentro do prazo de vencimento, consegue descontos de até 60% no valor do imposto. Carros utilitários conseguem somente até 50% de redução da parcela se pago com adiantamento. Já no caso de motos e afins, o desconto é de 10% e é disponível somente para aqueles que não tiveram multas.

Em 2018 foi previsto uma redução de 3,29% no valor do imposto. Dada as mudanças. A diminuição da cobrança se deu por conta da diminuição da frota de veículos, portanto, ainda há possibilidades de diminuir a taxa em 2019 se a situação permanecer a mesma. Qualquer atualização deverá ser informada até o início de janeiro pela Sefaz GO em parceria com o Detran GO.

Tabela IPVA GO 2019

Em todos os estados brasileiros o pagamento da primeira parcela acontece no mesmo mês que o número correspondente ao final da placa veicular. Portanto, se uma placa termina em nove o primeiro mês será setembro, já se for três, os valores deverão ser pagos em março  – e assim sucessivamente.

Confira o prazo de pagamento na tabela oficial abaixo:

tabela IPVA GO 2019

Como pagar?

O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou via internet banking, desde que as parcelas estejam em dia. Lembre-se que no caso de boletos em atraso deverão ser atualizados no site para que consigam ser pagos no caixa de bancos.

Veículos Isentos

Conforme aplica a lei n° 6.999/2001 do Código de Trânsito Brasileiro, são isentos do imposto:

  • Veículos de transportes de passageiros como táxi e moto-táxi;
  • Transportes usados para mobilidade urbana como ônibus da União;
  • Veículos automotores terrestres com mais de 15 anos de fabricação;
  • Veículos propriedade de portadores de deficiência.

Para  que serve o IPVA?

O Imposto por Propriedade de Veículos Automotores serve para investimento estatal. Ao contrário do que prega o senso comum, ele não serve somente para investimento na mobilidade urbana e rodovias estaduais, o dinheiro arrecadado via Detran e passado para a Sefaz podem ser investidos em qualquer área da sociedade.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *