IPVA Detran CE 2019 – Consulta, 2ª via de boleto, Tabela e Valores

O IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) do Ceará é um imposto obrigatório que deve ser pago por todos aqueles que possuem carros registrados no Estado. O valor do imposto baixou uma média de 4,5% em 2018 por conta da desvalorização do mercado de usados. Em 2019, se a tendência permanecer, há expectativa de novas reduções.

Quem não receber a correspondência com a guia de cobrança em casa pode consultar a situação do veículo no site do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE) e retirar a segunda via do boleto online devidamente atualizado.

Consulta de IPVA Detran CE 2019 – 2ª via do boleto

  1. Acesse o site oficial do Detran CE (http://portal.detran.ce.gov.br/)
  2. No menu superior clique em “Veículos”2 via ipva detran ce 2019
  3. No novo menu que abrir clique na opção “IPVA”
    2 via ipva detran ce 2019
  4. Para consultar a situação do veículo clique em “Consulta simples” no menu lateral esquerdo;
    2 via ipva detran ce 2019
  5. Para emitir diretamente a segunda via do boleto clique em “Emissão IPVA”. Você será redirecionado;
    consulta ipva ceara
  6. Na parte de “Veículo” você pode consultar o valor para cada categoria e tipo de veículo previsto na Tabela FIPE. Para retirar a 2ª via clique em “Imposto” e logo em seguida em “Emitir DAE”
  7. Informe o número do Chassi, Placa e Renavam (todas as informações constam no documento CRLV do automóvel) e clique em “Pesquisar”
  8. Pronto, você conseguirá acessar os boletos tanto de parcela única como os referentes as possíveis três parcelas;

Valor do IPVA Ceará

Como em todos os demais estados brasileiros, o valor do IPVA Ceará é definido com base na tabela FIPE – instituição que precifica os automóveis de acordo com todas as variáveis (cor, modelo, marca, ano, etc). Anualmente, a Secretaria da Fazenda do Estado determina as alíquotas referente a cada categoria.

Valor do IPVA 2019 Detran Ceará é de:

  • Carros utilitários, caminhonetes e camionetas até 100 cavalos – 2,5%
  • Caminhonetes e utilitários até 180 cavalos – 3%
  • Carros utilitários e afins acima de 180 cavalos – 3,5%
  • Ônibus, micro-ônibus e caminhões – 1%
  • Motocicletas e afins até 125 cilindradas – 1%
  • Motos e afins acima de 125 até 300 cilindradas – 3%
  • Motos e afins acima de 300 cilindradas – 3,5%

Para saber quanto você vai pagar você pode consultar no site oficial do Detran conforme indica o passo a passo acima ( até o passo número 6). Ou também pode realizar o cálculo que consiste em multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota em porcentagem conforme mostra o exemplo abaixo:

50.000 (valor do veículo com base na tabela FIPE) X 0,025 (alíquota de 2,5%) = R$ 1.250 (valor do imposto)

Tabela de pagamento

Para saber que mês você deverá começar o pagamento das parcelas do IPVA no Ceará basta olhar para o final da placa do seu automóvel. O número final será correspondente ao mês de pagamento. Portanto, se terminar em 1 será janeiro; se terminar em 2 fevereiro; em 3 março – e assim sucessivamente.

Para mais detalhes confira o os prazos na tabela abaixo:

tabela ipva ceará 2019

IPVA atrasado – O que fazer?

Quem ficar com o IPVA atrasado precisará arcar com as multas de 0,30% que depois são fixadas em 20% para quem continuar inadimplente. No entanto, o maior problema é que quem não pagar o imposto em dia ficará com o licenciamento bloqueado, de modo que não conseguirá atualizar o documento do automóvel. Na prática, isso manterá o veículo ilegal perante o Detran CE.

Se pego numa blitz o veículo será apreendido e só será liberado mediante quitação de todos os débitos (inclusive eventuais multas) atraídos àquele automóvel somado as taxas de diárias referente aos dias em que ficou suspenso no pátio do Detran CE.

A melhor forma é quitar a dívida realizando o passo a passo acima para retirada da segunda via do boleto. Lembre-se que a guia precisa ser atualizada no mesmo dia que será paga, caso contrário as instituições bancárias não aceitarão o documento.

Como pagar

Quem pagar em parcela única até a data de vencimento da primeira parcela conseguirá desconto de até 5% no valor total do imposto. Quem parcelar ou pagar atrasado não terá direito a nenhum tipo de desconto. O imposto pode ser parcelado em até três vezes.

Se em dia, o pagamento poderá ser feito via internet banking. Além disso, também pode ser pago diretamente nas seguintes instituições bancárias:

  • Banco do Brasil;
  • Banco do Nordeste do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Lotéricas conveniadas com a Caixa.

Veículos Isentos

Conforme o Código Brasileiro de Trânsito define, são isentos do imposto os veículos que se encaixem nas seguintes categorias:

  • Táxis e moto-táxis;
  • ônibus urbanos ou metropolitanos;
  • Pertencentes a União;
  • Pertencentes a portadores de deficiência;
  • Com potência inferior a 50 cilindradas;
  • Máquinas agrícolas e de terraplanagem.

Para que serve o IPVA

O IPVA serve para arrecadar dinheiro aos cofres públicos estaduais e municipais. As quantias não são necessariamente aplicada no transporte e modalidade urbana – sua utilização é previamente definida todos os anos pela Sefaz CE. Ao Detran CE só cabe a responsabilidade de fiscalizar e receber as quantias.

Em todo o Brasil determina-se que 50% do imposto seja destinado ao estado enquanto que a outra metade seja para aplicação nos municípios em que o imposto foi recolhido. Prevê-se que, para 2019, a arrecadação seja numa média de R$ 9 milhões.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *