IPVA Detran AL – 2019

O IPVA AL é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores de Alagoas, uma taxa obrigatória destinada à arrecadação de verba pública para o estado e seus municípios.

Tal verba é recolhida pelo Detran, que também fiscaliza pagamentos e repassa os valores para a Sefaz AL (Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas), que é o órgão responsável por designar como o dinheiro será aplicado.

O IPVA deve ser pago anualmente e caso isso não ocorra o proprietário do automóvel pode enfrentar uma série de complicações. Conheça, a seguir, quais são elas, inclusive como proceder para consultar valores do IPVA AL 2019 e efetuar pagamentos.

O que acontece ao não pagar o IPVA Detran AL

O proprietário de veículo que não pagar o IPVA AL 2019 não conseguirá realizar o licenciamento anual, que também é obrigatório. Além disso, há um grande risco de o automóvel ser apreendido, demandando gastos mais expressivos para solucionar tal questão.

Há, ainda, mais um problema que pode passar despercebido em um primeiro momento, mas que pode gerar muita dor de cabeça se não for resolvido logo, a incidência de multas e juros por inadimplência, o que acaba aumentando consideravelmente a dívida.

Consulta IPVA Detran AL 2019

Interessado em consultar a situação do IPVA e do veículo, para saber se há débitos inerentes ao imposto? Então, saiba que é possível realizar esse procedimento diretamente pela internet, no site oficial do Detran e Sefaz AL. Para isso, basta seguir este passo a passo:

Detran Alagoas

  1. Acesse https://www.detran.al.gov.br/;
  2. Clique em Serviços, localizado no menu superior;
  3. Selecione IPVA Online, disponível no menu IPVA;
  4. Escolha o exercício do imposto, se corrente ou dos anos anteriores;
  5. Informe o Renavam do automóvel (disponível no CRLV – Certificado de Registro Licenciamento de Veículo);
  6. Digite a placa do automóvel;
  7. Clique em Consultar.

A página seguinte trará detalhes sobre o IPVA 2019 do veículo, como valor (se já tiver sido liberado pela Sefaz AL) e eventuais pendências. Caso haja débito, será possível imprimir o boleto para efetuar pagamento.

Como pagar o IPVA Detran AL 2019

O pagamento do IPVA pode ser feito de duas formas: em cota única (valor total e sem desconto) ou em parcelas. Neste caso, o proprietário do veículo pode dividir o imposto em até seis vezes iguais, pagas por boleto bancário.

Como o Detran AL encaminha os boletos, é possível utilizá-los para efetuar o pagamento via internet banking, usando o celular para ler o código de barras ou digitando a numeração do documento.

Se preferir, o pagamento pode ser realizado em agências bancárias autorizadas, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú, além de casas lotéricas, pois são conveniadas com a CEF.

Emissão de 2ª via de boleto do IPVA Detran AL

É importante informar que o boleto do IPVA AL 2019 é encaminhado via Correios para o endereço registrado no cadastro feito no Detran do estado. Se não receber ou perder tal documento, é possível emitir a segunda via, seguindo as recomendações dadas abaixo:

Detran Alagoas

  1. Acesse http://apl03.sefaz.al.gov.br/ipvaonline/;
  2. Informe o ano de exercício;
  3. Digite o Renavam e placa do automóvel;
  4. Clique em Consultar.

Na página seguinte, escolha a função de visualização e impressão do boleto IPVA Detran AL 2019 e utilize o documento ou a numeração de seu código de barras para realizar o pagamento.

É interessante ressaltar que a ferramenta já calcula eventuais multas ou juros incidentes no caso de atraso de pagamento. Portanto, o processo é automático, o que facilita o trabalho do proprietário do veículo.

Isenção do IPVA Detran AL 2019

Alguns proprietários de automóveis têm direito à isenção do IPVA AL 2019, que pode ser solicitada junto ao Detran do estado. Os perfis para esse benefício são os seguintes:

  1. Automóvel para transporte de pessoa portadora de deficiência física, visual, mental ou autista;
  2. Veículos automotores com mais de dez anos de fabricação.

Valores e alíquotas do IPVA Detran AL 2019

Os valores e alíquotas do IPVA AL são divulgados anualmente e variam de 1% a 4%, dependendo do veículo automotor em questão. Motocicletas com baixa cilindrada tendem a pagar menos imposto. Já automóveis recebem uma taxa maior. É possível verificar o montante a ser pago no site http://apl03.sefaz.al.gov.br/ipvaonline/.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *