Inscrição → Curso Técnico Confeiteiro no Senac

Investir em um curso de confeiteiro é uma opção viável para quem quer ganhar dinheiro com gastronomia, principalmente para quem já possui o talento nato de fazer doces.

Está em dúvidas sobre o curso técnico de confeiteiro do Senac? Veja aqui como funciona, quais são as matérias da grade curricular, como fazer sua inscrição, pré requisitos e fique por dentro!

Curso de Confeiteiro – Como Fazer a Inscrição?


Primeiramente, é preciso abrir o site do Senac da sua região e fazer a busca, verificando se existe o curso nesse Senac específico. Veja abaixo como fazer a inscrição no site do Senac de São Paulo, por exemplo:

  1. Acesse o site oficial do Senac, no caso de São Paulo é: https://www.sp.senac.br/;
  2. Digite na barra de pesquisa que aparece logo na primeira página por “Confeitaria”. Na próxima página aparecerão as opções de acordo com sua busca.
    Curso de Confeiteiro - Como Fazer a Inscrição?
  3. Escolha a opção “Técnico em Confeitaria”;
    Curso de Confeiteiro - Como Fazer a Inscrição?
  4. Agora será preciso escolher qual local você deseja estudar, veja as opções e selecione aquele mais perto de você;
    Curso de Confeiteiro - Como Fazer a Inscrição?
  5. Depois será necessário realizar a inscrição ou comprar o curso, conforme imagem abaixo.
    Curso de Confeiteiro - Como Fazer a Inscrição?

Atenção! É importante que fique de olho na data de abertura das inscrições, visto que estes cursos costumam esgotar rapidamente, precisando esperar para a nova abertura de novas turmas.

Fique atento também na hora de escolher os horários dos cursos. Nesse caso, existem as turmas disponíveis nos seguintes horários:

  • Segunda: 13h30 à 17h30;
  • Terça: 13h30 à 17h30;
  • Quarta: 13h30 à 17h30;
  • Quinta: 13h30 à 17h30;
  • Sexta: 13h30 à 17h30.

O que vou aprender no curso?

Curso de Confeiteiro Senac

Ficou interessado(a) porém está com dúvidas sobre o que irá aprender? Veja abaixo qual é a proposta oferecida pelo curso:

  • Organização e higiene no local de trabalho, além de aprender a escolher corretamente os equipamentos para desenvolver os tipos de cardápio existentes.
  • Aprenda a como preparar demandas para confeitaria em larga escala, além de diferentes tipos de operação;
  • Como realizar a gestão da cozinha, selecionar os melhores fornecedores, como calcular o estoque, fazer a elaboração dos cardápios e como armazenar de forma higiênica e correta as mercadorias;
  • Como fazer a contagem básica para receitas, desde peso e medidas dos doces e bolos;
  • Saber como utilizar os principais ingredientes de confeitaria, como escolher os alimentos mais indicados, como aplicar técnicas de preparo, finalização e decorar os quitutes;
  • Como planejar a carreira de confeitaria, conhecer o mercado de trabalho, noções básicas de marketing e como realizar sua apresentação pessoal.

Quem pode se inscrever?

Se você tem interesse em fazer este curso, porém, está com dúvidas sobre quem está apto a se inscrever, veja abaixo quais são os pré requisitos necessários e fique por dentro:

  • É preciso ter concluído o ensino médio ou já estar cursando o 2º ano do ensino médio.

É indicado também que você seja uma pessoa detalhista, que tenha habilidades manuais, criatividade, raciocínio lógico e obviamente, goste de fazer doces.

Se a sua turma tiver aulas de forma remota, será necessário ter um computador, notebook, tablet ou smartphone que tenha conexão à internet.

Como conseguir bolsa de estudos?

Curso de Confeiteiro Senac

Na inscrição do site do Senac existe a opção própria para conseguir uma bolsa de estudos, nesse caso, é preciso verificar a data de abertura para que não sejam inteiramente preenchidas.

Veja abaixo demais opções:

Bolsa 30%

Esse desconto é válido para quem estudo em escola pública ou para quem já concluiu algum outro curso técnico no Senac. É preciso ficar atento ao regulamento disponível no site.

Bolsa de Desconto do Prouni

Não é uma medida própria do Senac, mas que pode ser uma ótima opção para quem quer tentar todas as formas de conseguir uma bolsa. Dessa forma, é preciso ter feito o Enem mais recente e ter a nota necessária de desempenho para se inscrever no curso desejado, além da renda familiar e nível de escolaridade.

Você tem duas chances ao ano: é possível conseguir bolsas de 50% ou até de 100%, sendo essa diferença coligada diretamente com a renda média da família.

Também existem outros tipos de descontos que são cedidos no momento de pagamento do curso, por exemplo: pagamento à vista, com dinheiro, no cartão, com cheque e demais possibilidades.

Onde trabalhar? Porque investir nesse curso?

Uma dúvida comum para quem está querendo começar este curso técnico, é se o mercado será rentável. Vale a pena destacar que sim, o mercado de confeitaria no Brasil tem crescido de forma gradual nos últimos anos. Segundo a ABIP – Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria -, a panificação no Brasil cresceu 11%, movimentando cerca de R$72 bilhões de reais.

O profissional capacitado em confeitaria poderá trabalhar em padarias, confeitarias, fazendo confeitos para festas, eventos ou demais formas para iniciar seu próprio negócio.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *