Google Maps – Principais Funções e Como Usar

O Google Maps é um produto do Google que oferece serviço gratuito de mapas e imagens por satélite online. Tal recurso é disponibilizado automaticamente em smartphones Android, mas também pode ser baixado em dispositivos com outros sistemas operacionais.

Mas, afinal, quais são as funções que o Google Maps oferece e como utilizar esse aplicativo no seu dia a dia? A seguir, esclarecemos todas essas questões. Confira e transforme esse produto em seu grande aliado!

google maps

Funções disponibilizadas no Google Maps

  1. Sugestão de rotas para chegar a um determinado local, seja a pé, utilizando transporte público ou privado. O aplicativo calcula automaticamente a rota, com base em informações em tempo real de trânsito. Na prática, isso significa que é possível evitar engarrafamentos e chegar mais rápido ao seu destino.

Toda a navegação é por GPS, portanto, se o caminho for alterado por engano durante o trajeto, o Google Maps recalcula a rota e sugere a melhor para garantir sua chegada ao destino o quanto antes.

  1. Indicação de locais para visitar, como bares, restaurantes, prestadoras de serviços e locais de lazer. Esta função faz a diferença quando você está procurando algo para fazer, mas não conhece muito bem a região em que está.

Em situações assim, é só abrir o Google Maps e verificar restaurantes, bares e demais locais próximos. Em alguns casos, é possível fazer reserva pelo aplicativo e verificar comentários de Guias Locais, pessoas que foram ao estabelecimento e registraram sua opinião sobre ele no Google.

  1. Conhecimento ou reconhecimento de locais com uso de satélite e Street View. Além disso, é possível ter uma prévia de lugares registrados como os mais incríveis do mundo, como o Palácio de Versalhes e Casa Branca. Ou seja, dá para passear por ruas e pontos turísticos importantes sem sair de casa.
  2. Criação de mapa personalizado, com endereços de casa e trabalho, o que agiliza a pesquisa de endereço e cálculo de rota, garantindo mais praticidade em suas locomoções no dia a dia.

Como funciona o Google Maps

Todo smartphone Android já vem com o aplicativo Google Maps, bastando tocar sobre seu ícone para utilizá-lo. Se tiver celular com iOS, é possível baixar a ferramenta diretamente na App Store.

O aplicativo é gratuito, possui layout simplificado e usabilidade intuitiva. Confira, a seguir, como fazer para utilizar as principais funções do Google Maps e aproveitá-lo melhor:

1. Como calcular rotas

Abra o aplicativo e digite, no campo “Pesquise aqui”, o endereço do local aonde deseja ir. Em seguida, selecione o item “Rotas” e como vai até esse lugar, se de carro, transporte público, entre outras opções. O app mostrará automaticamente a melhor rota a ser seguida.

2. Sugestão de locais para visitar

Abra o app e toque em “Explorar”, item localizado no menu inferior. Depois, selecione o tipo de lugar que deseja ir, se restaurante, bar, atrações, compras, serviços, entre outros. O aplicativo mostrará sugestões próximas, de acordo com sua localização.

3. Utilização do Street View

No aplicativo, digite o endereço que tem interesse em visualizar a redondeza. Se houver imagem de ruas ao redor, o Google Maps exibirá uma miniatura no canto inferior da tela (em smartphones) ou superior (em desktops).

4. Personalização com endereços específicos

Quer personalizar o Google Maps com endereços fixos, como o de casa ou trabalho? Então, abra o app e menu principal (disponível no canto superior). Selecione Seus Lugares > Marcados. Depois, escolha casa ou trabalho, registre o endereço e salve as informações.

Como usar o Google Maps online e offline

O Google Maps possui funcionamento online e offline. Todas as funcionalidades do app estão disponíveis na versão online, seja por Wifi ou pacote de dados. Basta ativar a conexão e utilizar os serviços conforme apontado nos itens anteriores.

Já no uso offline, somente os mapas e rotas são disponibilizados. Essa é uma boa notícia para quem está com a internet restrita, como em viagens. Dá para salvar previamente tais informações e utilizá-las, evitando ficar na mão e aproveitando melhor o tempo. Para utilização offline, basta:

  1. Entrar no Google Maps;
  2. Abrir o menu principal disponível no canto superior;
  3. Selecione Mapas Offline;
  4. Toque em Selecione seu Mapa;
  5. Selecione a região que deseja obter o mapa;
  6. Toque em Download (só poderá ser feito se estiver conectado à internet).

Pronto! O mapa da região ficará armazenado no celular por 30 dias e inclui cálculo automático de rotas. Para utilizá-lo, basta abri-lo e buscar o endereço que desejar.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *