Google Earth – Conheça mais

O Google Earth é um dos produtos geográficos do Google, sendo disponibilizado via aplicativo para celular (Android e iOS) ou computador (Windows, Mac e Linux). Mas, afinal, o que é e para que serve essa ferramenta? Confira, a seguir, e também aprenda a utilizá-la!

O que é o Google Earth?

Trata-se de um aplicativo de mapa em 3D. Seu diferencial está no fato de permitir realizar um passeio virtual por qualquer lugar do planeta, o que é possível por conta das imagens captadas via satélite.

Para que serve o Google Earth

O serviço tem como finalidade possibilitar encontrar qualquer lugar do mundo no mapa, verificando ruas, cruzamentos, restaurantes, bares, hotéis, parques, entre outros detalhes, sempre em 3D de excelente qualidade.

Além disso, o aplicativo Google Earth permite calcular a distância entre diferentes pontos e armazenar locais preferidos em um arquivo específico, facilitando encontrá-los sempre que quiser.

É uma boa opção para motoristas ou turistas, ajudando a programar previamente locais que desejam visitar ou criar rotas, o que facilita a locomoção pela cidade e descomplica totalmente a viagem.

Como funciona o Google Earth

O serviço de mapas do Google Earth é totalmente gratuito, o usuário só precisa estar conectado à internet com boa velocidade para utilizar o aplicativo e funções disponibilizadas.

O Google Earth possui uma lista de curta de funções, trazendo opções bastante eficazes e que ajudam o usuário não só a conhecer qualquer lugar do mundo, mas também a se locomover por diferentes locais. Conheça, aqui, quais são estas funcionalidades:

  1. Integração com Street View e Google Maps

Função ideal para visualização de ruas e cálculo de rotas, seja de transporte público ou privado. Tais integrações facilitam o trabalho de motoristas ou de usuários comuns, seja no dia a dia ou em viagens.

Com o Google Maps, inclusive, o usuário consegue salvar rotas e utilizá-las off-line, o que é um diferencial, já que o Google Earth só funciona quando conectado à internet.

Portanto, ainda que não consiga utilizar o Google Earth quando estiver desconectado, o usuário poderá acessar e usar arquivos da integração com o Google Maps, sem ficar na mão ou passar dificuldade para se localizar.

  1. Explorar

Trata-se de uma ferramenta básica do Google Earth, que possibilita verificar qualquer rua ou ponto específico de uma cidade, seja do alto, em 3D, ou pelo Street View.

  1. Cartão de conhecimento

Os cartões de conhecimento são pequenas notas inseridas no Google Earth, parecidas com cards. Estes detalhes são exibidos em pontos turísticos no mapa, para que o usuário conheça os locais, apontando nome, país e história.

  1. Voo 3D

Permite que o usuário visualize o mapa do alto e em várias dimensões, o que torna a experiência ainda mais realista. É possível verificar pontos turísticos, por exemplo, de diferentes ângulos, em alguns casos texturas usadas na construção, agradando em cheio os mais detalhistas.

  1. Estou com sorte

É o botão “estou com sorte” tradicional de pesquisas do Google, mas aplicado ao Earth. Essa função possibilita conhecer algum local que não é tão pesquisado na ferramenta, geralmente pontos turísticos não muito explorados.

  1. Voyager

O Voyager é uma função na qual o usuário viajante pode conhecer um determinado lugar através dos olhos e curadoria de especialistas no assunto. Basta digitar um tema e fazer uma visita guiada de acordo com esse assunto em diferentes localidades.

Como usar o Google Earth

O Google Earth é uma excelente ferramenta e solução para quem gosta de viajar e conhecer novos lugares. Interessado em utilizar esse serviço? Então, confira um passo a passo:

  1. Baixe o Google Earth na loja de aplicativo de seu celular ou no link https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html, se estiver usando desktop ou notebook;
  2. Abra a ferramenta e digite, no campo de busca, um lugar que queira conhecer;
  3. Utilize as principais ferramentas de navegação localizadas nas laterais da página. Será possível dar zoom e ampliar a área de visualização, por exemplo. Se quiser usar as funções diversas do Google Earth, elas também estarão na barra lateral.

Curiosidades sobre o Google Earth

  1. Algumas imagens de satélite não são atualizadas, o que acontece em locais mais remotos. Portanto, sempre verifique quando ela foi tirada, informação que exibida diretamente na página;
  2. Há funções que só estão disponíveis na versão para desktop. Portanto, se quiser fazer algo mais detalhado ou completo, acesse a ferramenta pelo computador.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *