ENCCEJA 2019 – O que é, como funciona, quais as datas?

O ENCCEJA 2019 é um programa do Governo Federal que visa corrigir o fluxo escolar. Ele permite que alunos com idade escolar avançada obtenham o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio com a realização de uma prova. Ela irá avaliar as competências, saberes e habilidades do candidato. Se o mesmo obtiver a nota mínima em cada um dos ramos de conhecimento, ele obterá o seu certificado de conclusão que poderá ser parcial ou completo.

A sigla ENCCEJA corresponde a “Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos”. Atualmente, o programa é a forma de obtenção de certificação de conclusão dos cursos fundamental e médio através de uma prova.  O ENEM não possui mais esse caráter certificador.

Como funciona?

Podem participar do programa jovens e adultos residentes no Brasil. Brasileiros residentes no exterior ou que estejam cumprindo pena ou medidas socioeducativas também podem participar.

As provas do programa são aplicadas pela INEP. Elas são divididas em quatro áreas de conhecimento, incluindo a prova de redação. Cada área possui trinta questões de múltipla escolha.

  • Ensino fundamental:
    • Ciências Naturais;
    • Matemática;
    • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
    • História e Geografia.
  • Ensino médio:
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
    • Matemática e suas Tecnologias;
    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O aluno será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Quanto à redação, o candidato será considerado habilitado se obtiver nota igual ou superior à 5,0 na redação de um total de 10,0 pontos.

É possível obter uma Declaração Parcial de Proficiência caso não tenha obtido o mínimo em todas as áreas de conhecimento. Isso ocorre se o aluno alcançar a nota mínima para ser habilitado em uma das áreas do conhecimento. Assim, será possível aproveitar a nota das áreas em que atingiu a nota mínima e refazer apenas as áreas em que ainda não obteve a habilitação nas outras edições do programa.

A prova do ENCCEJA é gratuita. O aluno poderá participar quantas vezes forem necessárias até obter a habilitação em todas as áreas de conhecimento e a certificação de conclusão que deseja. Porém, o aluno deve se atentar a um fato. Caso tenha se inscrito para participar do programa em edições anteriores e não tenha comparecido no dia da realização do exame, o candidato deverá apresentar um comprovante que justifique sua ausência. Só dessa forma poderá participar do ENCCEJA 2019 gratuitamente.

Se não houver qualquer documento que justifique sua ausência, o estudante só poderá participar mediante o pagamento de um valor. Ele será especificado no edital do ENCCEJA 2019, como forma de punição e ressarcimento.

Para quem é indicado?

O ENCCEJA 2019 é destinado a corrigir a fluxo escolar. Sendo assim, existem idades mínimas que deverão ser respeitadas para realização das provas de Ensino Médio e Fundamental. Mas não há idade máxima estipulada, podendo ser realizada por adolescentes, jovens e adultos.

  • Para realização de prova com o intuito de obter a certificação de ensino fundamental, o estudante deverá ter a idade mínima de 15 anos de idade até o dia do exame.
  • Para a realização de prova para obtenção da certificação de ensino médio, o estudante deverá ter, no mínimo, 18 anos até a data da realização do exame.

Quanto à idade mínima para realização das provas, deve-se ressaltar que a emancipação legal não é capaz de alterar essa idade. Dessa forma, mesmo que o estudante seja emancipado, ele terá de obedecer às regras quanto à idade mínima para realização do exame.

Outro fator importante que deve ser informado diz respeito ao candidato com idade igual ou superior a 18 anos. Esse candidato poderá participar do ENCCEJA 2019 para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio sem ter a necessidade de apresentar o certificado de conclusão do ensino fundamental.

Quais as datas de inscrição e de prova para 2019?

As inscrições são realizadas apenas uma vez ao ano. Porém ainda não há edital lançado para o ENCCEJA DE 2019. Bem como, ainda não há data marcada para as provas do exame do ENCCEJA 2019. No entanto, o exame costuma ocorrer no segundo semestre do ano. Geralmente as informações com o calendário das inscrições e datas de provas são informadas no início do ano site do programa.

Todo o processo é realizado no site do ENCCEJA. Basta preencher os formulários com suas informações pessoais. Além de selecionar o nível e as áreas de conhecimento que deseja obter a habilitação.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *