DPVAT Detran TO – 2019

O DPVAT é o seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, uma taxa cobrada de todo mundo que possui carro, moto, ônibus, entre outros veículos.

Esse seguro, que foi criado no ano de 1974, visa indenizar vítimas de acidentes de trânsito, com cobertura de despesas médicas e suplementares, inclusive no caso de invalidez ou morte.

Dpvat Tocantins

Trata-se de uma taxa anual, ou seja, todo ano ela precisa ser paga. Curiosamente, no estado do Tocantins o DPVAT é cobrado com a taxa de Licenciamento e o valor varia a cada exercício.

Em 2019, o dono do veículo terá a comodidade de emitir o boleto do DPVAT pela internet, facilitando o pagamento da taxa. A seguir, confira informações sobre pagamento, consultas e emissão de guias de recolhimento do DPVAT TO 2019.

O que acontece quando DPVAT TO 2019 não é pago

Quando o proprietário do veículo não paga o DPVAT TO, ele enfrenta duas dificuldades burocráticas, a impossibilidade de fazer o licenciamento anual e de solicitar documentos inerentes ao automóvel.

Há, ainda, outros problemas mais graves e que envolvem gastos elevadíssimos. Se o veículo for envolvido em algum acidente de trânsito com vítima, seu proprietário terá de pagar eventuais despesas médicas e indenizações aos envolvidos.

Só há uma maneira de evitar isso: pagando o DPVAT Detran TO 2019 em dia. Para isso, basta acessar o boleto no site oficial do Detran de Tocantins ou da seguradora Líder, que é a responsável por administrar a verba recolhida com a taxa.

Como pagar o DPVAT Detran TO 2019

O pagamento do seguro é feito via boleto, seja em postos autorizados (agências bancárias e casas lotéricas) e via internet banking da instituição financeira em que possui conta corrente ou poupança, que é a opção mais prática e rápida.

A taxa é paga em parcela única, portanto, programa-se para esse gasto. Os valores do DPVAT TO costumam variar de R$ 40 (para automóveis, camionetas, táxis, entre outros) a R$ 200 (motocicletas).

Como consultar a situação do veículo

O proprietário do veículo consegue verificar com facilidade se o DPVAT TO está em aberto. Para isso, não é preciso se dirigir a um posto do atendimento do Detran, basta fazer a consulta online da situação do veículo, seguindo este passo a passo:

  1. Acesse a página oficial do Detran TO, em https://detran.to.gov.br/;
  2. Identifique, no menu lateral, a opção Veículos e Boletos;
  3. Informe a placa e Renavam (dado que pode ser identificado no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo);
  4. Clique na lupa para finalizar a pesquisa.

Dpvat Tocantins

Pronto! A página seguinte trará informações sobre eventuais pendências associadas ao veículo, como o DPVAT, podendo verificá-las e conhecer formas para saná-las o mais rápido possível.

Como emitir o boleto DPVAT TO 2019 e 2ª via

Existem duas formas de emitir a primeira e segunda via do boleto DPVAT TO 2019: pelo site oficial do Detran do estado ou pela página da seguradora Líder. Confira, a seguir, um passo a passo para realizar ambas as opções:

  • Pelo site do Detran TO
  1. Acesse http://internet.detran.to.gov.br/PreConsultaDebitosVeiculo.asp;
  2. Informe a placa e o Renavam do veículo;
  3. Clique em Consultar.

Se o pagamento do DPVAT TO 2019 já estiver liberado, o valor será exibido, bem como o boleto para pagamento, com a possibilidade de imprimi-lo ou copiar seu código de barras para quitação.

  • Pelo site da seguradora Líder
  1. Acesse https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/;
  2. Informe Renavam do veículo;
  3. Selecione o tipo de documento a ser informado, se CPF ou CNPJ do proprietário;
  4. Em UF de emplacamento, selecione Tocantins;
  5. Informe a placa;
  6. Selecione o ano de exercício;
  7. Digite o código exibido na imagem gerada pelo site, para autenticar seu acesso;
  8. Clique em Continuar.

Dpvat Tocantins

A próxima página exibirá dados sobre o DPVAT do veículo em questão, com possibilidade de imprimir o boleto para efetuar pagamento via canais autorizados pela seguradora e Detran.

Vale salientar que a emissão de guias de pagamento do seguro obrigatório só está disponível de segunda-feira a domingo, das 6 horas às 24 horas. Se enfrentar dificuldade para realizar os serviços, é recomendado entrar em contato com a seguradora Líder pelo telefone 0800 7013 427, que possui ligação gratuita e funciona somente em horário comercial.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *