DPVAT Detran PR 2019 – Como Consultar?

O DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores) é um seguro que todo proprietário de automóvel deve pagar anualmente com a primeira parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

Trata-se de uma taxa que foi criada em 1974 e continua vigente até hoje, visando à indenização de vítimas de acidentes envolvendo veículos automotores, não importa quem seja o responsável.

O montante arrecadado com o seguro DPVAT pelo Detran PR é dividido entre o Ministério da Saúde (custeio de gastos médicos), Ministério da Cidade (desenvolvimento de ações para prevenção de acidentes de trânsito) e para a seguradora responsável, que utilizará o valor para pagamento de indenizações.

O que acontece ao não pagar o DPVAT PR?

É importante ressaltar que o pagamento do seguro é obrigatório. Caso não seja feito, o dono do automóvel não conseguirá realizar licenciamentos ou emitir documentos inerentes ao veículo.

Não é só isso: se o motorista do automóvel sofrer um acidente de trânsito e houver vítima, ele será obrigado a pagar despesas médicas e indenizações inerentes a esse evento.

Para evitar problemas assim, é preciso ficar atento às taxas encaminhadas pelo Detran PR. O DPVAT é cobrado anualmente junto à primeira parcela do IPVA, portanto, deve ser pago com esse imposto, invariavelmente.

Consulta DPVAT Detran PR

Ficou em dúvida se o DPVAT associado ao seu veículo está em dia? Então, saiba que existe a possibilidade de consultar DPVAT Detran PR, processo que pode ser feito de maneira prática, em casa, basta ter acesso à internet.

Existem duas formas igualmente eficazes de verificar a situação do seguro: pelo Detran PR ou site da seguradora responsável, a Líder. Para realizar a consulta, é só seguir estas recomendações:

Consulta de situação do DPVAT no site do Detran PR

como consultar DPVAT parana

  • Informe o Renavam do veículo;
  • Digite o conteúdo exibido na imagem de controle, para autenticar seu acesso;
  • Clique em Pesquisar.

como consultar DPVAT parana

A próxima página trará informações detalhadas sobre eventuais débitos associados ao veículo, podendo identificar facilmente se há alguma pendência inerente ao seguro DPVAT.

Consulta da situação do DPVAT no site da seguradora

consulta DPVAT

  • Selecione a forma de consulta, se por placa, Renavam ou chassi do veículo;
  • Em UF, selecione a opção PR;
  • Marque os anos que deseja consultar, com abrangência de 2007 a 2018;
  • Digite o conteúdo da imagem no campo especificado na página;
  • Clique em Pesquisar para finalizar o processo.

consulta DPVAT

A situação do DPVAT do veículo será exibida. Se houver débito, o proprietário do automóvel terá de providenciar a regularização com o Detran PR, que emite e distribui as guias de pagamento do seguro obrigatório.

Emissão de 2ª via DPVAT Detran PR

Não deu para pagar o DPVAT no dia ou perdeu o boleto? Sem problemas: é possível emitir uma segunda via diretamente no site do Detran PR e efetuar o pagamento via internet banking, agência bancária ou demais postos autorizados.

O processo de emissão da segunda via DPVAT é fácil, só será preciso informar dados sobre o veículo, portanto, tenha essas informações em mãos! Para finalizá-lo, siga este passo a passo:

consulta DPVAT

  • Informe o Renavam do automóvel;
  • Selecione o tipo de documento do proprietário do veículo;
  • Escolha o UF de emplacamento, no caso, PR;
  • Informe a placa do automóvel;
  • Selecione o ano do exercício;
  • Digite o código exibido na imagem gerada automaticamente pelo site;
  • Clique em Continuar para finalizar o serviço.

consulta DPVAT

O débito de DPVAT associado ao veículo será exibido e será possível emitir o boleto / segunda via. Procure realizar o pagamento até a data estipulada, para evitar complicações junto ao Detran PR e regularizar definitivamente a situação.

É importante ressaltar que o serviço de emissão da segunda via DPVAT está disponível somente de segunda-feira a domingo, das 6:00 às 24:00. Se encontrar alguma dificuldade na utilização do site, entre em contato com os responsáveis pela página por meio do número telefônico gratuito 0800 7013 427.

Se não conseguir emitir o documento online, verifique com a seguradora Líder ou Detran PR uma forma alternativa de obter a segunda via. Tenha consigo informações sobre o veículo (placa e Renavam), o que ajudará a acelerar o atendimento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *