DPVAT Detran GO 2019 – Como Consultar?

Seguro DPVAT: o conhecido seguro obrigatório contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Criado ainda no ano de 1974, este seguro é classificado de caráter social, pois tem um objetivo bem específico: indenizar vítimas de acidentes de trânsito, independentemente de quem tenha sido responsável por tal situação.

Dessa forma, seja o motorista, o passageiro ou mesmo um pedestre que estava passando no momento do acidente, o seguro DPVAT poderá ser utilizado para auxiliar essas vítimas. Por ser obrigatório, o DPVAT deverá ser pago por proprietários de qualquer veículo automotor de via terrestre, incluindo carros de passeio e motos.

Se você é morador de Goiás, é importante descobrir como o DPVAT funciona em questão de pagamento, como visualizar a questão do seu pagamento e como emitir 2ª via!

Como efetuar o pagamento?

É necessário que os motoristas do estado de Goiás façam o pagamento do DPVAT – esse pagamento terá justamente a validade de um ano, por isso é uma obrigatoriedade anual.

Para pagar o DPVAT, é bem simples: sua quitação é feita juntamente com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (o conhecido IPVA), em geral estipulado sempre no primeiro trimestre, com datas de vencimento variando de acordo com cada estado.

Por sorte, o valor do DPVAT não é alto e normalmente é indicado que seja feito à vista, devendo ser feito no vencimento da cota única ou com a primeira parcela do IPVA.

Mas em casos de veículos que possuem isenção de IPVA, o seguro DPVAT tem como vencimento o período do emplacamento ou do licenciamento anual.

Como consultar?

Quando você realiza o pagamento do licenciamento, IPVA e seguro obrigatório DPVAT Detran GO 2019, pode surgir uma dúvida sobre se o valor realmente foi quitado.

Para isso, você pode apostar nos serviços online do site oficial do Detran GO.

Quer saber como consultar seus débitos e ver se tudo está em dia? Confira esse passo a passo simples:

  1. Acesse o site oficial do Detran GO: https://www.detran.go.gov.br/psw/,
  2. Na página inicial, você se depara com um menu lateral à esquerda com algumas opções. Clique em “Veículos” para visualizar o que é possível de fazer,
  3. Depois na nova lista que aparece ao lado clique em “Consulte seus débitos”,
  4. Na tela que se abrirá, você terá algumas orientações importantes de acesso. Leia-as atentamente – entendendo que são duas informações a serem preenchidas e que se você deixar de digitar uma, não haverá possibilidade de fazer a consulta.

Quando ler tudo com calma, selecione “Li e concordo com o conteúdo das orientações acima” e clique em “Confirmar”.

  1. Logo, dite a placa e o Renavam de seu veículo na nova página que surgirá, lembrando também de selecionar a caixa de segurança (“Não sou um robô”). Clique em “Consultar”.

Portanto, ali você vai ter a chance de ver todas as características do seu veículo, além de todas as multas já processadas e quaisquer débitos existentes, incluindo o do DPVAT, do licenciamento e do IPVA.

2ª via DPVAT

A opção de 2ª via do DPVAT Detran GO 2019 é indicada para quem perdeu o carnê de pagamento do licenciamento/IPVA ou para quem deixou passar a data de vencimento e precisa de uma via atualizada da guia para quitar o débito.

No site oficial do Detran GO, mais uma vez você tem a facilidade de emissão da 2ª via DPVAT Detran GO 2019. Por isso, note como é simples, pois exige os mesmos dados de antes:

  1. Na página inicial do Detran GO, clique em “Boletos”, no menu principal lateral,
  2. Depois, clique em “Licenciamento/IPVA/Multas”,
  3. Note que a tela com as orientações é a mesma do tutorial sobre como visualizar a situação do seu pagamento DPVAT, lembrando que você deve aceitar que leu e concordou com as informações e clicar em “Confirmar” para prosseguir,
  4. Digite a placa e o código Renavam do seu automóvel, confirme o quadro de segurança e clique em “Consultar”.

Faça a emissão da 2ª via DPVAT Detran GO 2019 com esses poucos passos e pague o mais breve possível, principalmente se já há atrasos.

O calendário de pagamento para 2019 ainda não está disponível no site do Detran GO, mas você pode analisar o do ano anterior para ter uma breve ideia de quais são as datas de vencimento para o seu veículo – basta seguir pelo número final da placa do carro. Esse processo está no menu “Veículos” e “Calendário de Licenciamento/IPVA”.

Caso você tenha mais alguma dúvida, entre em contato com a unidade do Detran GO mais próxima de sua residência, ok?


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *