DPVAT Detran DF – 2019 – Como Consultar?

O DPVAT, que significa Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, é um seguro obrigatório cobrado de todos os proprietários de automóveis, tendo como finalidade indenizar vítimas de acidentes de trânsito.

Tal seguro foi criado e instituído em 1974 e segue vigente, cobrindo despesas com assistência médica e suplementares, invalidez permanente e gastos nos casos de morte.

O recolhimento dessa taxa é anual e sua data de vencimento é a mesma do IPVA. No caso específico dos veículos do Distrito Federal, esse boleto não vem com a guia do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Por isso, é comum se esquecer do DPVAT ou simplesmente perder o boleto. Mas, saiba que é importantíssimo quitar essa dívida. Confira, a seguir, o que pode acontecer caso o seguro não seja pago, como consultar a situação do veículo e demais informações relevantes!

O que acontece se o DPVAT DF não for pago?

Se o pagamento do DPVAT DF não for efetuado, o proprietário do veículo não consegue realizar o licenciamento anual ou solicitar a emissão de documentos do automóvel.

Além desses problemas, há outro grave: se ele se envolver em um acidente de trânsito e houver vítima, o dono do veículo será responsabilizado pelo pagamento de despesas médicas e indenizações a todos os envolvidos, gastos que são elevados.

Quer evitar esses contratempos? Então, pague o seguro DPVAT em dia. Como a guia de pagamento não é encaminhada pelos Correios, o correto é acessar o site do Detran DF ou da seguradora Líder (responsável pelo DPVAT) e emitir o boleto.

Como é feito o pagamento do DPVAT DF

A data de vencimento do DPVAT é exatamente a mesma do IPVA anual. Portanto, lembre-se de emitir a guia no site oficial do Detran DF ou seguradora Líder e efetuar o pagamento dentro do prazo.

De posse do boleto, ele pode ser pago em pontos autorizados, como em agências bancárias. Quer mais praticidade? Então, quite essa dívida pelo internet banking da instituição financeira em que possui conta.

É importante ressaltar que o pagamento é feito em parcela única, mas o valor tende a ser mais acessível, variando de R$40 a R$200, dependendo do tipo de veículo que a pessoa tenha (automóvel, motocicleta, caminhões, caminhonetes, ônibus e micro-ônibus).

Como consultar a situação do veículo e emitir o DPVAT DF

Está na dúvida se o DPVAT do veículo foi pago ou deseja obter a guia de recolhimento do seguro? A verificação da situação ou emissão do boleto pode ser feita no site oficial do Detran DF, seguindo as recomendações dadas abaixo:

  • Acesse http://www.detran.df.gov.br/consultar-veiculo-html/;
  • Informe a placa e o Renavam do veículo;
  • Clique em Consultar;
  • Digite a resposta de segurança para a pergunta exibida no site. Isto autenticará seu acesso;
  • Clique em Consultar;
  • No menu principal, clique em Débitos do Veículo.

consultando o DPVAT

A próxima página trará informações de débitos em aberto, como multas, IPVA e DPVAT. Se o seguro ainda não foi pago, o valor será exibido na página e haverá a opção de emissão do boleto. Clique sobre ela para ter uma nova guia.

Como emitir a 2ª via do boleto DPVAT DF

Existem duas formas de obter a segunda via do boleto DPVAT DF: uma delas é seguindo o passo a passo detalhado no item anterior, o mesmo utilizado para emitir a guia pela primeira vez no site do Detran, na área de consulta de débitos.

A alternativa é emitir a segunda via diretamente no site da seguradora Líder, que é a responsável por recolher parte do dinheiro do DPVAT e realizar pagamentos de indenizações.

O procedimento de emissão da nova guia DPVAT pela seguradora é simples e rápido de ser realizado, basta ter um computador, tablet ou smartphone com internet e seguir as indicações abaixo:

  • Acesse https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/Index.aspx;
  • Informe do Renavam do veículo;
  • Digite o documento de seu proprietário;
  • Em UF de emplacamento, selecione DF;
  • Digite a placa do veículo;
  • Selecione o ano de consulta (exercício);
  • Informe o código exibido na imagem gerada automaticamente pelo site, para autenticar o acesso;
  • Clique em Continuar.

consultando o DPVAT

A página seguinte mostrará o débito existente e possibilitará a emissão da segunda via, que deve ser paga até a data estipulada. É interessante salientar que essa opção de serviço está disponível somente de segunda-feira a domingo, das 6 às 24 horas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *