Detran MT – IPVA, DPVAT, Licenciamento, Renavam – detran.mt.gov.br

Todo estado do nosso país possui um Detran para cuidar das rodovias, estradas e trânsito desse localidade. No estado do Mato Grosso não é diferente, o Departamento de Trânsito possui as mesmas responsabilidades que qualquer outro, tendo como principal cuidar para que acidentes ou malefícios não aconteçam.

Nesse departamento também existe como responsabilidade cuidar da emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação, reciclagem de condutores infratores, emissão de multas, cuidar da sinalização e tantos outros quesitos necessários para que o trânsito corra tudo bem e dentro da lei.

Site do Detran MT: detran.mt.gov.br

Considerado completo, é por meio dele que muitas questões podem ser resolvidas logo na primeira página. Você pode realizar a consulta do seu Renavam, conferir se há multas pendentes no seu nome, quais as condições que o seu IPVA se encontra e muito mais.

Lá também estão outras questões que interferem diretamente na vida de todos os motoristas do estado do Mato Grosso:

  • Informações importantes sobre a renovação da CNH;
  • Tabela com as datas de pagamento de impostos importantes;
  • Guias de mapas e rotas interessantes dentro do estado;
  • Simulados para que você possa realizar antes das provas oficiais;
  • Vídeos educativos e que explicam notícias importantes do estado.

Para ter acesso ao site oficial, basta clicar no seguinte link: http://www.detran.mt.gov.br/.

O IPVA no Mato Grosso

Considerado um dos principais impostos por quem possui um carro aqui no Brasil, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, mais conhecido como IPVA, deve ser pago no período anual.

Ele deve ser pago em todos os anos, esse valor é correspondente ao valor de em média 3,5% do valor de venda do carro, porém essa percentagem pode mudar de acordo com o estado também. Obviamente, carros mais caros possuem um IPVA bem mais caro também.

Multas no Mato Grosso

Dentro do Brasil existem as multas, elas são cobradas para pessoas que desrespeitam as normas de trânsito, desde as mais simples como estacionar em local errado até mesmo para quem fura sinais vermelhos.

É importante sempre atender as multas quando cobradas, dessa maneira você não fica com pendências em seu nome e nem no automóvel que foi utilizado para infringir as leis.

Para saber como conseguir realizar a consulta de suas multas dentro do site oficial do Detran MT, veja na imagem abaixo:

Renavam MT

Conhecido como o Registro Nacional de Veículos Automotores, esse código é considerada a melhor maneira de realizar consultas sobre o veículo no geral. Ele é considerado o registro geral do seu carro, com ele é possível ver todos os envolvimentos de acidentes, multas e ocorrências com o automóvel correspondente.

É aconselhado que ele seja verificado quando um carro usado está em questão de compra, dessa maneira você consegue ver se não está comprando um carro com muitas pendências ou até mesmo com defeitos não visíveis.

Veja abaixo como realizar a consulta do seu Renavam dentro do estado do Mato Grosso:

Comente