Detran MG – Multas, IPVA, Renavam e Licenciamento. detran.mg.gov.br

Todos os estados brasileiros possuem órgãos que controlam e administram diversas atividades essenciais. Um exemplo é o Detran, o Departamento Estadual de Trânsito, a entidade que tem como competências legais o cumprimento da legislação e das normas de trânsito, além destes exemplos:

  • Realizar, fiscalizar e controlar todo o processo de formação de condutores, além daqueles cursos de aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão,
  • Autuar e aplicar medidas administrativas relacionadas às infrações de trânsito, juntamente com as penalidades previstas,
  • Coletar dados estatísticos sobre acidentes de trânsito,
  • Arrecadar os valores relacionados ao seguro DPVAT e o IPVA.

Para todo motorista de Minas Gerais, existe o Detran MG. Suas dúvidas podem sanadas por meio do site oficial deste órgão, principalmente ligadas às suas obrigações.

Multas E Detran MG

As multas são a penalidade referente a toda infração de trânsito que você possa cometer: é uma despesa financeira que tem como objetivo influenciar e trazer reflexão para suas atitudes no trânsito, evitando e combatendo as infrações no dia a dia.

Os valores das infrações são variáveis, dependendo da gravidade, bem como outras medidas de podem ser acatadas pelos agentes.

O dinheiro arrecadado das multas é investido em campanhas de prevenção e também em treinamento para motoristas que infringiram a lei.

É muito interessante que você visualize as informações sobre multas e pontuação em sua CNH no site oficial do Detran MG periodicamente. Para isso, basta seguir estes passos:

  1. Acesse o site: https://www.detran.mg.gov.br/,
  2. Logo na página inicial, você tem, ao lado direito, uma parte de “Consulta Rápida”. Você pode, em “Situação do Veículo”, digitar a placa do seu automóvel e clicar em “Consultar”,
  3. Após, preencha o número do chassi e os caracteres de segurança. Clique em “Pesquisar”.

Ali, você consulta a existência ou a situação de infrações e multas, além de vários outros dados.

Renavam – Detran MG

O Renavam é um código imprescindível para várias consultas dentro do site oficial do Detran MG. Mas você sabe para que ele serve?

O Registro Nacional de Veículos Automotores tem a função de apresentar todas as informações do seu veículo, sendo considerado um meio de identificação do automóvel, que vai desde o registro na fábrica ou importadora até quando deixa de circular.

Ou seja, todos os dados são mantidos no histórico do Renavam – multas, dívida de impostos, emplacamento, alterações de características, mudança de proprietários e vários outros exemplos.

Você encontra o Renavam no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

IPVA Consulta – Como Fazer?

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores que todo proprietário de algum tipo de automóvel deve pagar anualmente para circular pelas ruas de maneira legalizada.

Geralmente a cobrança do IPVA é enviada via Correios, porém algumas pessoas não recebem a carta, se esquecem ou preferem realizar essa consulta previamente pela internet. Veja aqui como funciona esse procedimento e se adiante.

  1. Acesse a página inicial do site Detran MG e clique em “Veículos” como a imagem abaixo demonstra:
  2. Depois Clique em “IPVA 2017” como imagem indicativa:
  3. Agora você deve selecionar qual a opção que quer realizar a sua consulta, pela marca ou modelo do veículo, ou também pelo código RENAVAM:

Preencha as lacunas em branco com os dados solicitados que você escolheu e verifique a sua situação do IPVA. Caso você já tenha realizado o pagamento, irá aparecer que está tudo ok, do contrário, emita o boleto e pague dentro do prazo ou será necessário arcar com os juros altos.

Por isso é sempre importante realizar essas consultas frequentemente, dessa maneira você fica em dia com suas obrigações como motorista e ainda não vai precisar desembolsar mais dinheiro para conseguir pagar suas pendências.

Carteira nacional de habilitação

Aqui no Brasil para se obter a Carteira Nacional de Habilitação, ou como é vulgo conhecida, a CNH, é preciso atender alguns pré requisitos prévios, entre eles:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Ser alfabetizado;
  • Possuir RG, CPF e um comprovante de residência.

Diferente da maioria dos estados, você precisa dar entrada no seu processo de CNH inicialmente pelo site oficial do Detran MG, para ir até essa página, clique aqui.

Lá você vai precisar preencher algumas lacunas com os seus dados pessoais como: RG, Órgão expedidor, CPF, data de nascimento e responder corretamente o código de segurança.

Depois você precisa ir até a unidade que realizou o agendamento no dia indicado, lá você vai fazer a coleta das suas digitais, fotografia e a assinatura do documento.

Depois disso você segue o procedimento normal de ter que passar no psicotécnico, agendar o exame psicológico, realizar as aulas teóricas, práticas e depois realizar o teste prático. O processo costuma demorar entre 4 meses se não houver reprovação, portanto, fique preparado para disponibilizar um bom tempo do seu dia nessa etapa.

No site do Detran MG você ainda pode encontrar a solução para muitas outras dúvidas, acesse e fique por dentro do conteúdo ali existente.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 4,94 out of 5)
Loading...