IPVA Detran RJ 2019 – Como consultar o meu? Como Funciona? Confira aqui!

Os proprietários de veículos dentro do estado do Rio de Janeiro também possuem a obrigação de pagar o seu IPVA, isso porque o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é responsabilidade de cada estado.

O proprietário que fica sem realizar o pagamento do IPVA vai ter que arcar com vários problemas e valores acima do normal. Isso porque esse imposto é usado como fonte de renda para melhorias no estado e no Brasil inteiro.

Como consultar meu IPVA Detran RJ 2019?

Quer saber qual é a situação do seu veículo dentro do estado do Rio de Janeiro quando falamos do IPVA? Veja abaixo como conseguir realizar essa consulta rapidamente e de forma gratuita pelo site oficial do Detran RJ.

Siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do Detran RJ, que é: http://www.detran.rj.gov.br/;
  2. Agora você precisa clicar na opção de “IPVA” e depois em “Orientações”;
  3. Clique então em “Emissão de guia de pagamento IPVA”, depois você só vai precisar preencher com o seu número do Renavam correspondente no campo solicitado;
  4. Então você vai ter que preencher com o seu código de verificação, clique e depois continue.

Pronto, você já estará com as possibilidades de acessar o seu IPVA dentro do estado do Rio de Janeiro da maneira mais simples, rápida e gratuita possível.

É importante que você saiba como fazer essa consulta sempre que necessário, dessa maneira, caso não receba na sua casa os documentos do IPVA ou outros, saberá exatamente como realizar essa consulta pela internet, sem desculpas para acumular juros e taxas altíssimas.

Como realizar o pagamento?

É necessário ter muita atenção as datas e aos valores, caso contrário, se você perder o prazo ou fazer um pagamento menor ou maior do que o previsto, pode se prejudicar de maneiras diferentes. Os juros pelo atraso podem chegar até 20% do valor do seu IPVA, por isso, marque na sua agenda os valores para não correr o risco de esquecer!

Na hora de realizar o pagamento do seu IPVA, você tem duas opções: pagar todo o valor a vista e ter um pequeno desconto. Ou realizar o pagamento pelo mínimo de 3 parcelas, tudo isso vai depender do valor do imposto.

A primeira parcela do IPVA geralmente vem acompanhada do seguro obrigatório e também com outros impostos atrasados, caso aconteça, além das multas. Já as outras parcelas virão com o valor normal.

Se você tem dúvidas sobre o dia de pagamento, basta olhar no esquema do calendário separado por meio dos finais das placas dos veículos. Fica bem fácil de se organizar e saber quando realizará o pagamento.

Para onde vai o dinheiro do imposto?

Ele serve como uma forma de melhorar as rodovias e os espaços por onde é necessário ter uma melhor condição de uso. Ele veio para substituir o antigo TRU – Taxa Rodoviário Única, esse dinheiro é distribuído igualitariamente para o estado e para o município.

Cada estado possui a sua tabela única e determinam quais são os valores destinados para cada tipo de veículo, além das datas específicas. É o estado também que decide de qual será o valor do desconto, quantas vezes pode ser parcelado e também as formas de pagamento mais comuns.

Agora você já sabe como conseguir realizar a consulta do seu IPVA dentro do estado do Rio de Janeiro, basta estar sempre de olho para não deixar nenhuma parcela escapar ou os valores acumularem.

Caso contrário, fique preparado para arcar com altas taxas e juros acima do normal, isso é bem comum, além disso, será preciso fazer esse pagamento à vista e não mais com a possibilidade de parcelamento.

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *