CNH RJ 2018 – Tirar 1ª Habilitação, Renovação CNH, Consulta de Pontos. Detran Rio de Janeiro

Existe a possibilidade de emissão de CNH via pré-cadastro online e também o modo tradicional. Para fazer o pré cadastro da CNH online é necessário atentar-se aos requisitos exigidos e a não conclusão deles o impedirá de obter a CNH.

São eles:

  • Não ter iniciado o processo para tirar a CNH em qualquer Detran do Brasil;
  • Não possuir CNH de nenhum tipo;
  • Não ter faltas com o Detran RJ ou base de condutores.

Tipos de categoria de CNH

Após ter passado em todos os pré-requisitos, você tem 3 opções de CNH que podem ser feitas online, que são:

  • Tipo A que abrange categoria de carteiras de motos onde é necessário efetuar o pagamento das taxas ao Detran RJ além de taxas de autoescola e provas;
  • Tipo B que trata sobre carteiras de Carros também com incidência de taxas e,
  • Tipo AB para CNH de carro e moto, cujo valor é a soma dos dois anteriores com desconto.

Após a conclusão do processo o Detran RJ vai emitir um boleto que deve ser pago em um Vapt Vupt.

Em seguida, basta levar os documentos emitidos no site do Detran em uma clínica e começar o processo clinico que é um exame de oftalmológico e psicotécnico.

Vale ressaltar que a consulta na clínica reconhecida pelo Detran tem um custo e será emitido outro boleto. Depois disso basta dar entrada em uma autoescola de sua preferência e fazer as aulas e provas.

Documentos Necessários

Já no modelo tradicional as informações necessárias para dar início ao processo da Carteira Nacional de Habilitação são:

  • 2 Fotos 2×4;
  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Com o original e cópia desses documentos, basta ir em uma clínica reconhecida pelo Detran do Rio de Janeiro e fazer o exame de oftalmológico e psicotécnico; depois dos exames é gerado um boleto que já inclui o valor do Detran e valor da clínica. Após pagar o boleto você poderá retornar em até 48 horas e colher o resultado. Caso tenha passado no exame, basta ir em uma autoescola com os documentos emitidos pela clínica e iniciar as aulas.

Antes de iniciar qualquer processo de entrada no pedido de CNH, é de extrema importância que os condutores ou futuros condutores estejam cientes da responsabilidade que envolve conduzir veículos. É aconselhável que acompanhem suas pontuações na carteira, onde, o máximo permitido, é de 20 pontos. Ao atingir esse limite, a carteira e suspensa, e o condutor precisará passar por uma reciclagem, além de ficar proibido que dirija por 1 ano. Sem dúvida, trata-se de um processo que envolve custos e perda de tempo extremamente evitáveis.

Consulta de CNH Detran RJ

  • Acesse a página: detran.rj.gov.br
  • Selecione a opção Infrações, localizada no menu superior do site;
  • Na próxima página, selecione a opção Consulta Pontos;
  • Na próxima página, você terá acesso ao formulário da ferramenta. Informe o número do CPF e o estado em que o documento foi emitido. Digite também os caracteres de validação. Após todas as informações serem preenchidas, clique em Enviar. Se não houver pontos, aparecerá a mensagem “Não existem pontos com os dados fornecidos”, caso contrário, a pontuação será apresentada.

Caso o motorista exceda os 20 pontos em carteira, haverá a Suspensão decorrente do cômputo da pontuação, o período pode variar de um mês a um ano, dependendo da gravidade das infrações de trânsito cometidas.

Além de aguardar o término da penalidade imposta para poder voltar a dirigir, o condutor deve fazer o Curso de Reciclagem para Motorista Infrator, de 30 horas/aula, e ser aprovado em prova de avaliação.

O motorista, que tiver seu direito de dirigir suspenso e for flagrado dirigindo, terá sua Carteira de Habilitação apreendida, além de ter instaurado processo tendente à cassação do documento de Habilitação. Neste caso, somente após 2 (dois) anos da aplicação da referida penalidade, o motorista poderá requerer sua reabilitação reiniciando todo o processo de primeira habilitação.

Procedimento para retirar a 1ª carteira no Detran RJ e preço médio

Postos do Rio, Grande Rio e interior:

  • Pagar a(s) taxa(s) de serviço.
  • Agendar a entrega da documentação em um dos postos. O agendamento pode ser feito no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 0800-0204041 (serviço gratuito somente para o interior) ou 3460-4040 e 3460-4041 de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 18h.
  • Comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária.
  • O cliente receberá o nome da clínica credenciada da região onde se encontra sua residência ou domicílio, com o respectivo endereço, telefone e horário de funcionamento, anotados no verso do formulário de exames. A clínica será indicada eletronicamente pelo sistema informatizado. Será facultada a opção pela região onde o candidato exerça, comprovadamente, suas atividades profissionais, e para tanto deverá apresentar Carteira de Trabalho, contracheque, declaração do empregador ou equivalente.
  • Matricular-se, primeiramente, para ter aulas de legislação em um Centro de Formação de Condutores – CFC – (autoescola) e fazer a prova, que deverá ser agendada pelo próprio CFC. Após ser aprovado, deverá ter aulas de direção em um CFC (autoescola), que também se encarregará de marcar a prova prática.
  • Após aprovado em todos os exames e respeitado o prazo, o cliente deve comparecer ao posto onde deu entrada no serviço para a retirada do documento de permissão para dirigir.

Taxa de serviço

  • Valor (Duda): (cod.:201-1) R$ 270,65

Taxa de reexame

  • Valor (Duda): (cod.:202-0) R$ 101,16

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *