CNH SP 2018 – Tirar 1ª Habilitação, Renovação CNH, Consulta de Pontos. Detran São Paulo

A Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida pela sigla CNH, é popularmente chamada de carteira de motorista. Ela é um documento obrigatório à todos os condutores de veículo, andar sem ela pode trazer complicações para quem está dirigindo.

Isso porque ela é um documento que atesta que o motorista está apto a dirigir. Assim as ruas e vias se tornam mais segura e garante que o condutor conheça e respeite as leis de trânsito. Para poder ter a sua, é preciso passar por um processo longo, e até mesmo demorado.

O responsável pela CNH é os assuntos envolvidos ao trânsito é o Departamento de Trânsito. Ele é um órgão estadual e cada estado tem o seu. Em São Paulo esse órgão é o Detran SP. Porém a CNH é válida em todo o território nacional.

Dirigir sem CNH

Dirigir sem a carteira de motorista põem em riso a vida do motorista, passageiros e pedestres. Isso porque fica impossível provar que o condutor possui as condições e conhecimentos necessários para dirigir. Por isso é considerada uma multa gravíssima. O seu custo é alto, o infrator leva 7 pontos na carteira. Além disso o veículo é detido e o motorista pode pegar dentre 6 meses até 1 ano de prisão.

Pré-Requisitos

Para poder dar início ao processo de CNH é preciso fazer parte de alguns pré-requisitos. Veja:

  • Ser maior de idade, possuindo 18 anos ou mais;
  • Ser alfabetizado, sabendo ler e escrever;
  • Ser penalmente imputável;
  • Possuir alguns documentos: RG, CPF e Comprovante de residência.

Como Tirar a CNH em São Paulo

Ao se enquadrar nesses pré-requisitos básicos, o motorista deve fazer um pré-cadastro no site do Detran SP para dar início ao procedimento da Carteira Nacional de Habilitação. Veja como:

  1. Acesse o site do Detran SP. Você pode clicar no link a seguir ou copiar e colar a URL no seu navegador http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/home;cnh site detran sp
  2. Após cumprir esse passo, você deve agendar a coleta da sua biometria. Ela pode ser feita na sede do Detran mais próxima, ou ainda no PoupaTempo. Além da biometria será tirada uma foto do candidato e recolhida a sua assinatura;
  3. O próximo passo é agendar o exame médico e psicológico, atestando que o futuro condutor possui condições de saúde mental e física necessários para dirigir. Os exames são realizados apenas por médicos e psicólogos credenciados do Detran;
  4. Se não for aprovado, o candidato terá que refazer os exames. Caso passe pela aprovação ele poderá dar início às aulas e terá o equivalente a 12 meses para concluí-las.

Procurando uma Autoescola

O candidato poderá fazer os processos anteriores sozinhos, ou mesmo juntamente a Autoescola, fica a critério de cada um. Muitas vezes eles já incluem os serviços nos pacotes de aula.

O aluno deverá passar por 45 horas-aulas teóricas, para aprender sobre as leis de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e outros temas necessários. Após concluir todas elas, ele receberá um certificado e poderá marcar seu exame teórico. Só depois de aprovado ele poderá dar início às aulas práticas.

São 25 horas-aulas práticas exigidas. Caso ainda não se sinta confortável para agendar o exame, o aluno poderá comprar mais aulas de direção. Depois de concluir o mínimo obrigatório ele poderá marcar a prova-prática.

Ele será avaliado na baliza e também precisará sair nas ruas com o automóvel. Se aprovado, dentro de 15 dias receberá a sua carteira provisória, que terá validade de 1 ano. Nesse período ele não poderá cometer mais de uma multa grave ou duas médias, para então receber sua CNH definitiva.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *