Cartão do idoso 2019 – Como funciona

O cartão do idoso 2019 é um benefício garantido para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Com esse documento é possível estacionar seu veículo automotor em vagas com a inscrição “idoso”.

Se parar em uma dessas vagas, é importantíssimo estar com esse cartão, para evitar problemas com o Detran. Do contrário, o órgão pode autuar o motorista com uma infração gravíssima, que corresponde a sete pontos na carteira e pagamento de multa de aproximadamente R$300,00.

Quer aproveitar esse benefício, tirar o cartão do idoso e evitar essas complicações com o Detran? Então, confira aqui como solicitá-lo, documentos necessários, entre outras informações importantes.

Cartão do Idoso

Quem tem direito ao cartão do idoso 2019

O cartão do idoso é disponibilizado para pessoas que tenham a partir de 60 anos, não importa se são condutoras do veículo ou passageiras. Em todas as viagens, é preciso estar com o documento para poder estacionar nas vagas reservadas.

Como fazer o cartão do idoso 2019

O cartão do idoso 2019 pode ser solicitado em diferentes órgãos, como na Prefeitura Regional Municipal, no posto de atendimento à população. Outra opção é numa unidade de atendimento da Secretaria de Trânsito Municipal, por exemplo, no Detran.

Existe, ainda, a possibilidade de solicitar o documento no CRAS, o Centro de Referência da Assistência Social, caso o município em que o idoso reside tenha unidades.

E como saber aonde se dirigir para solicitar o documento? Simples: os sites da Prefeitura Municipal e Detran apontam os locais exatos que aceitam pedidos do cartão do idoso, basta conferi-los.

Um detalhe importante sobre a solicitação é que em alguns municípios o atendimento ao idoso para solicitação do cartão só ocorre com hora marcada, portanto, é fundamental agendar um atendimento antes de sair de casa, para não perder a viagem.

Se o idoso tiver dificuldade de locomoção, em algumas cidades é possível solicitar o cartão pelos Correios. Para confirmar se esta opção está disponível em seu município, consulte o site da Prefeitura ou Detran, na parte Cartão do Idoso.

Documentos para solicitar o cartão do idoso 2019

  • Cópia simples e original do documento de identidade (RG ou CNH) do requerente;
  • Cópia simples e original de comprovante de residência atual e no nome do requerente. Contas de água, energia elétrica, gás, telefone e fatura de cartão de crédito podem ser utilizadas;
  • Requerimento de solicitação do cartão do idoso preenchido. Este documento pode ser obtido no próprio posto de atendimento ou nos sites oficiais da Prefeitura e Secretaria de Transporte / Trânsito;
  • Caso o idoso seja incapacitado de assinar documentos, seu representante precisa apresentar documento de identidade e comprovante de representação, que pode ser uma procuração.

Agendamento cartão do idoso 2019

O agendamento de atendimento deve ser realizado diretamente no site da Prefeitura do município ou na página da Secretaria de Trânsito / Transporte. Portanto, acesse os sites oficiais desses órgãos, procure o menu de serviços e verifique a possibilidade de agendamento.

Se tiver dúvidas sobre como proceder, entre em contato com a Prefeitura ou Secretaria via telefone, informação que pode ser obtida no site oficial de ambos os órgãos.

No dia marcado, dirija à unidade indicada com os documentos de solicitação do cartão do idoso. Se o requerente não puder ir, seu representante pode solicitar o benefício sem problema algum, desde que tenha um documento que comprove a representação.

Tempo de envio do cartão do idoso 2019

Após solicitação, o cartão do idoso não é emitido na hora. O prazo máximo de emissão do documento é de 90 dias úteis, sendo que o envio do cartão pode ocorrer antes, dependendo da demanda atual.

Caso o cartão não seja encaminhado ao solicitante no prazo de 90 dias, será preciso entrar em contato com a unidade na qual o documento foi solicitado, para verificar o que aconteceu e como solucionar a questão.

Renovação do cartão de idoso 2019

O cartão do idoso tem validade de 5 anos. Caso precise renovar o seu em 2019, o procedimento é idêntico ao de solicitação do benefício pela primeira vez, ou seja, será preciso realizar agendamento de horário de atendimento e comparecer na unidade com os documentos listados acima. Além disso, será necessário levar o cartão antigo, que será inutilizado pelo órgão.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *