Segunda Via IPVA Detran PR – Como emitir online, Tabela, Preço

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) do Paraná é uma taxa obrigatória para proprietários de veículos. A taxa é considerada uma das mais caras relativos à manutenção de um carro, uma vez que tem cobrança anual e pode incidir com valores de até 3,5% do valor da Tabela Fipe do veículo.

Para retirar a segunda via do documento é muito simples, ela fica disponível na secretaria de estado fazenda ou pode ser impressa por meio da consulta do Renavam no site oficial do Detran PR. Confira aqui o passo a passo completo de como fazer para conseguir a guia atualizada (mesmo que esteja com o pagamento atrasado).

2 via IPVA Paraná – Como consultar

  1. Acesse o site oficial do Detran PR
  2. Na categoria “Veículos” Clique em “Pagamento IPVA”

  3. Clique no local informado para acessar o boleto
  4. Você será redirecionado para o site da Secretaria da Fazenda do Paraná
  5. Informe seu Renavam e data de pagamento e depois em “Consultar”
  6. Pronto, você terá acesso a todos os seus possíveis débitos com o pagamento do imposto e poderá acessar a 1 via do boleto daquilo que ainda não foi quitado

Lembre-se que, quando a quitação está fora do prazo de vencimento os juros são cobrados diariamente, o que significa que se você imprimir a 2ª via do documento hoje precisará pagar no mesmo dia.

Como pagar

O pagamento pode ser efetuado nas seguintes instituições bancárias:

  • Banco do Brasil
  • Lotéricas conveniadas com a Caixa
  • Santander
  • Diretamente nos postos da Secretaria do estado da fazenda
  • Nas unidades do Detran PR
  • Via internet Banking

Quanto vou pagar de IPVA no Paraná?

No Paraná o valor das alíquotas são de 3,5% da tabela fipe do veículo. Isso quer dizer que se você acaba de comprar um carro no valor de R$ 20.050 vai arcar com R$ 701 de imposto, que poderá ser parcelado em no máximo três prestações.

A conta que você precisa fazer para saber o quanto precisará pagar é Valor do carro segundo a tabela fipe X 0,0035 = valor do imposto.

Estar preparado para a taxa que não é nada barata é de suma importância. A cobrança começa no fim do ano e se estende no ano seguinte, fazendo cobranças com base no número final da placa do carro. Confira a tabela do IPVA 2018 do PR:

  • Final de placa 1 e 2 – 23 de janeiro
  • Final de placa 3 e 4 – 24 de janeiro
  • Final de placa 5 e 6 – 25 de janeiro
  • Final de placa 7 e 8 – 26 de janeiro
  • Final de placa 9 e 0 – 27 de janeiro

As demais parcelas devem ser cobradas no mesmo dia da primeira parcela de vencimento só que no mês seguinte. Ou seja: Fim do mês de janeiro, fevereiro e março para todos os casos.

Ficou alguma dúvida? Não conseguiu acessar? O telefone do Detran PR é: 0800 – 643 73 73 (atendimento 24h – 7 dias por semana) entre em contato para conseguir mais informações.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *