Como emitir 2 via IPTU Belo Horizonte – Passo a Passo completo

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é obrigatório em todo o país para quem é proprietário de propriedades imobiliárias, ou seja, quem tenha um terreno, sala comercial ou residência no nome próprio. Em Belo Horizonte não é diferente, a taxa geralmente cobrada no início do ano não é nada barata e precisa ser quitada para evitar problemas com a prefeitura.

Para tirar a 2 via do IPTU da cidade de Belo Horizonte basta recorrer ao site oficial da prefeitura, é mais fácil e rápido do que você imagina e não tem custo nenhum. Confira abaixo o passo a passo completo de como fazer para acessar o documento, neste modelo mesmo as contas que já passaram da data de vencimento tem a atualização automática de juros:

Como acessar 2 via IPTU Belo Horizonte online

  1. Acesse o site oficial da Prefeitura de Belo Horizonte (https://prefeitura.pbh.gov.br/)
  2. Role a página até “Serviços” e clique na opção “2 Via do IPTU”
    como acessar 2 via iptu bh
  3. Uma nova aba abrirá no navegador
  4. Indique o CNPJ ou CPF do proprietário e logo abaixo o CEP do imóvel
    2 via IPTU BH 2
  5. Digite os caracteres correspondentes da imagem de confirmação
  6. Clique em “Pesquisar”
  7. Uma nova página abrirá mostrando os valores já pagos e os ainda em aberto, basta clicar na opção de “gerar GRU” para imprimir e conseguir pagar o boleto

Lembre-se que a taxação de juros deste imposto acontece diariamente, isso quer dizer que assim que você imprimir a 2 via do boleto ele precisará ser pago no mesmo dia, caso contrário ficará devendo pequenas taxas ainda para a prefeitura de Belo Horizonte.

O serviço de emissão de guias de pagamento online é novo na cidade, foi em 2017 que o serviço foi inaugurado para facilitar a vida dos cidadãos que exigiam mais facilidade no acesso do documento.

O que acontece se não pagar

Aquele que não manter em dia os débitos com o município poderá contrair dívida ativa com a prefeitura, além de ter possibilidade de ter o imóvel leiloado e tomado pelo estado. Pelo contrário, aqueles que adiantarem o pagamento poderão ter descontos de até 5% no valor.

Esteja preparado, a guia é colocada a disposição do contribuinte a partir das primeiras semanas de janeiro, ela chega impressa via correio nas residências ou pode ser acessada sem custo adicional no site oficial como mostra o tutorial cima.

O pagamento das parcelas deve ser feito até o dia 15 de cada mês ou ,quando o décimo quinto dia não for útil, no próximo dia de semana.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *