2 Via Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é regulamentada desde 1874, mas só passou a ser obrigatória quase um século depois, em 1973. O documento comprova a existência legal de uma pessoa. Ela é emitida assim que os pais registram uma criança em um cartório. Em caso de extravio, perda ou caso a certidão esteja rasurada ou danificada é preciso fazer a solicitação da 2ª via.

Ela é um documento público e pode ser emitida não só pelo proprietário da certidão, mas pelos seus parentes. Hoje em dia é muito fácil e simples solicitar a segunda via, não precisando de maiores burocracias.

Informações importantes

É preciso solicitar a segunda via no estado em que a pessoa nasceu. Não é possível solicitar em outros estados, mesmo naqueles que a pessoa reside, em caso de mudança. Isso porque é o governo estadual que emite as cópias e não o governo federal.

2 Via Certidão de NascimentoÉ preciso também pesquisar os documentos necessários para a emissão de uma nova via, tendo em vista que os documentos requeridos mudam conforme o estado. Também é necessário o pagamento de algumas taxas, que podem variar dependendo da localização.

Qualquer parente portando os documentos pode solicitar a segunda via da certidão de nascimento. Mas é importante que o pedido seja feito no Cartório de Registro Civil onde ele foi registrado ao nascer e portar um documento com foto do interessado.

O pagamento da taxa é isento para aqueles que comprovarem não ter condições de arcar com os custos da taxa. Para os demais é obrigatório o pagamento do valor, que varia de estado para estado.

Caso não consiga ir pessoalmente ao cartório, é possível fazer a solicitação via internet. É necessário apenas acessar o site https://www.registrocivil.org.br/ e portar as informações necessárias da pessoa. A segunda via pode ser impressa ou digital e também é paga através de cartão de crédito ou boleto bancário.

Alguns dos documentos são:

  • O cartório onde o registro foi realizado. Forneça nome, estado, cidade e bairro do interessado.
  • Data de nascimento.
  • Data do registro (opcional).
  • Nome do pai e da mãe (opcional).
  • Número do livro, do registro e da folha de registro (opcional).

Como Emitir a Segunda Via Presencialmente

cartório

Dirija-se ao cartório em que a pessoa foi registrada. Você pode consultar no site: http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?# ou entrar em contato com um cartório, fornecer os dados desta pessoa para que eles façam uma busca, informando onde o indivíduo foi registrado.

Leve os documentos necessários. É preciso saber nome, sobrenome e em alguns estado é preciso também nome do pai e da mãe.

Preencha um formulário de informações com os dados da pessoa que deseja obter uma segunda via da certidão de nascimento. Caso falte alguns dados o cartório pode realizar uma busca para lhe ajudar a preencher o formulário, ou é possível que não haja resultados e a pesquisa seja inconclusiva.

Pague a taxa de emissão. Mas leve algum dinheiro com você, são poucos cartórios que aceitam cartão de crédito. O mais comum é o pagamento em cédula. E então basta esperar a emissão da segunda via.  Ela pode demorar até dois dias, sendo enviada pelos correios, dependendo da região.

Pela Internet

Existem duas formas de solicitar a segunda via da certidão de nascimento. Você pode fazer o procedimento pelos dois sites a seguir:

O Registro civil atende os estados: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Já o Cartório 24 horas atende todo o território nacional.

É preciso se cadastrar nos sites, fazer a solicitação e preencher todos os dados solicitados. Também existe a cobrança de taxa e só depois de confirmado o pagamento a segunda via é emitida.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *