Detran PR – Multas, IPVA, Renavam e Licenciamento. detran.pr.gov.br

O Detran PR é um órgão estadual que se submete à fiscalização do trânsito, ao mesmo tempo em que administra e mantém a ordem das vias públicas. Não somente isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná também tem outros serviços importantes, entre os quais se destacam:

  • A formação de novos condutores,
  • A aplicação e recolhimento de multas,
  • A administração do IPVA e do seguro DPVAT,
  • A aplicação de cursos de reciclagem para motoristas infratores,
  • E inúmeros outros.

O Detran PR tem como objetivo principal garantir a segurança dos cidadãos do estado do Paraná. Cada estado brasileiro tem sua unidade do Detran que age em prol do trânsito!

Detran PR E IPVA

O site do Detran PR é muito acessível e pode fornecer informações essenciais sobre alguns serviços que você precisa estar sempre atento(a). Um exemplo é o IPVA – o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é arrecadado para servir de investimento para obras e melhorias em serviços públicos, não somente na área do trânsito, mas também no âmbito da saúde, segurança, educação e outras.

Por ser anual e obrigatório, você tem a responsabilidade de visualizar a situação do IPVA de seu veículo para evitar atrasos no pagamento (regularize para evitar multas, taxas e juros bem altos). Saiba como:

  1. Acesse o site do Detran PR: http://www.detran.pr.gov.br/,
  2. Na página inicial, ao lado direito da tela, no menu “Consultas”, clique em “Extrato de Débitos”,
  3. Na aba que carregará, digite o código Renavam do seu veículo e o código de verificação de segurança. Após, vá em “Pesquisar”.

Esta é a consulta consolidada do veículo que mostrará seus débitos e se está tudo em ordem com seu automóvel.

Renavam – Detran PR

O Renavam foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para registrar todos os veículos do país. Cada Detran possui essa atribuição – as informações dos veículos são transmitidas e centralizadas no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Você pode encontrar o Renavam do seu veículo no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Se você reparou, o Renavam foi necessário para acessar a consulta anterior do seu automóvel!

Por isso, ele é importante para ter em mãos e checar vários dados.

Lembre-se que pagar o licenciamento em dia também é uma obrigação sua, afinal só assim você terá seu CRLV atualizado entregue.

Multas Como Função Do Detran PR

Se você já cometeu alguma infração de trânsito, então já sabe o que acontece a seguir: você é punido com uma multa – afinal, pesar no bolso do brasileiro é um método eficaz para conscientização, não é mesmo?

Cumprir as leis de trânsito é um requisito básico para a paz diária nas estradas. As multas têm a finalidade de evitar que você cometa alguma infração novamente.

Você pode acessar o site do Detran PR e garantir que você não tem multas pendentes de pagamento, além de checar os pontos acumulados em sua CNH.

O caminho para fazer esta verificação é exatamente o mesmo que você usou para verificar o IPVA. A consulta consolidada irá mostrar os débitos do seu veículo.

Se você acredita que alguma cobrança é indevida, você pode recorrer. Basta se dirigir até o Detran PR e dar início a um recurso.