Detran MG – Multas, IPVA, Renavam e Licenciamento. detran.mg.gov.br

Todos os estados brasileiros possuem órgãos que controlam e administram diversas atividades essenciais. Um exemplo é o Detran, o Departamento Estadual de Trânsito, a entidade que tem como competências legais o cumprimento da legislação e das normas de trânsito, além destes exemplos:

  • Realizar, fiscalizar e controlar todo o processo de formação de condutores, além daqueles cursos de aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão,
  • Autuar e aplicar medidas administrativas relacionadas às infrações de trânsito, juntamente com as penalidades previstas,
  • Coletar dados estatísticos sobre acidentes de trânsito,
  • Arrecadar os valores relacionados ao seguro DPVAT e o IPVA.

Para todo motorista de Minas Gerais, existe o Detran MG. Suas dúvidas podem sanadas por meio do site oficial deste órgão, principalmente ligadas às suas obrigações.

Multas E Detran MG

As multas são a penalidade referente a toda infração de trânsito que você possa cometer: é uma despesa financeira que tem como objetivo influenciar e trazer reflexão para suas atitudes no trânsito, evitando e combatendo as infrações no dia a dia.

Os valores das infrações são variáveis, dependendo da gravidade, bem como outras medidas de podem ser acatadas pelos agentes.

O dinheiro arrecadado das multas é investido em campanhas de prevenção e também em treinamento para motoristas que infringiram a lei.

É muito interessante que você visualize as informações sobre multas e pontuação em sua CNH no site oficial do Detran MG periodicamente. Para isso, basta seguir estes passos:

  1. Acesse o site: https://www.detran.mg.gov.br/,
  2. Logo na página inicial, você tem, ao lado direito, uma parte de “Consulta Rápida”. Você pode, em “Situação do Veículo”, digitar a placa do seu automóvel e clicar em “Consultar”,
  3. Após, preencha o número do chassi e os caracteres de segurança. Clique em “Pesquisar”.

Ali, você consulta a existência ou a situação de infrações e multas, além de vários outros dados.

Renavam – Detran MG

O Renavam é um código imprescindível para várias consultas dentro do site oficial do Detran MG. Mas você sabe para que ele serve?

O Registro Nacional de Veículos Automotores tem a função de apresentar todas as informações do seu veículo, sendo considerado um meio de identificação do automóvel, que vai desde o registro na fábrica ou importadora até quando deixa de circular.

Ou seja, todos os dados são mantidos no histórico do Renavam – multas, dívida de impostos, emplacamento, alterações de características, mudança de proprietários e vários outros exemplos.

Você encontra o Renavam no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

IPVA E Sua Função No Detran MG

Outro serviço possível de ser acessado pelo site do Detran MG é o IPVA – o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O IPVA é uma cobrança anual e seu investimento é visto em melhorias nos serviços e obras públicas que abrangem não somente o trânsito, mas também outras áreas essenciais à população, como é o caso da educação, saúde, segurança, mobilidade e outras.

O imposto deve ser pago em dia, evitando atrasos e possíveis cobranças de multas, taxas e juros que pesam no bolso.

Para isso, consulte o valor do seu IPVA e os vencimentos e pague com responsabilidade. Checar a situação do seu veículo em relação a este imposto segue o mesmo processo indicado para as multas!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...