Como consultar meu saldo do FGTS, o que é e mais!

Se você é um trabalhador brasileiro que possui contrato de trabalho formal, ou como é conhecido comumente: com carteira assinada, regulamentado pela legislação brasileira, é importante saber previamente que você terá como direito o clássico FGTS.

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço -, é de suma importância para quem está há anos em determinado local trabalhando, entenda melhor abaixo e aprenda a como consultar o seu saldo.

O que é FGTS?

Criada no ano de 1966, essa lei garante para os trabalhadores uma medida protetiva (estabilidade) caso ele seja demitido sem justa causa.

Ele é um depósito feito mensalmente pelo empregador de modo obrigatório: 8% do salário bruto é descontado diretamente no seu holerite. Esse direito vale também para empregados domésticos.

Ele é conhecido por ser uma poupança que é aberta pelo empregador de modo que é usado como uma “reserva” em caso de demissão sem justa causa.

Como consultar meu saldo FGTS?

Quer saber qual o valor existente na sua poupança e quanto você possui de valor total do FGTS? Veja abaixo como realizar esse procedimento rápido e sem burocracias:

  1. Você precisa acessar a página dos benefícios dos trabalhadores no site da Caixa, clique no link a seguir que você será automaticamente redirecionado: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx
  2. Você deve clicar nessa mesma página na opção “Consulta seu FGTS”;
    Como consultar meu saldo do FGTS, o que é e mais!
  3. Logo na nova página que irá se abrir, você deve preencher com o seu Número de Identificação Social (NIS/PIS/PASEP) e a sua senha da internet. Caso não tenha, é preciso cadastrar clicando no botão “Cadastrar senha”. Depois de preencher tudo, clique em “OK”.
    Como consultar meu saldo do FGTS, o que é e mais!

Pronto, agora você já terá a possibilidade de consultar qual a quantidade total do seu FGTS e quais foram as movimentações que aconteceram nos últimos meses. É sempre importante saber consultar esse processo, desse modo você não terá dúvidas sobre a quantidade de dinheiro armazenado.

É importante que você saiba que quando o valor do FGTS é menor do que R$ 1.500, ele pode ser sacado em lotéricas, postos de atendimento e também em algumas salas de autoatendimento. Caso contrário é preciso ir diretamente nas agências da Caixa, aquela mais perto de você.

É obrigação por parte da empresa realizar o correto pagamento e depósito do FGTS todos os meses, caso contrário, você ficará sem o benefício. Procure sempre fazer essa consulta para saber como anda a sua situação e se seu empregador está cumprindo com a parte dele do acordo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *